Nesta quarta-feira (03), o segundo dia do ?Tecno Safrinha? realizado pela Copacol confirmou o objetivo do evento, de oferecer a oportunidade de inovação com as tecnologias em manejos e híbridos de milho para a safra de inverno, realizado no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) em Cafelândia.
Visando relembrar e também oferecer um pouco mais de esclarecimento para todo, O Novo Oeste conversou com todos os parceiros da cooperativa que apresentaram o que há de mais novo no mundo da safrinha.
Confira o resumos sobre os produtos apresentados:
Representando a Bio Gene, Onofre Figueira falou do hibrido apresentado;
"7330 é um material super precoce, novo no mercado, focado exclusivamente em qualidade de grão. Hoje toda a nossa linhagem e pesquisa por parte da Bio Gene, tanto o 7330, o 7432, são materiais indicado para a safrinha, porque são híbridos que tem uma excelente qualidade de grão, é de porte baixo de enchimento de espiga e também bastante instável na parte de sanidade, então o produtor que está procurando um material pensando em estabilidade para a safrinha, o portfólio da Bio Genes está muito bom"
Representando a Agroceres, estiveram Everton Hiraoka, Vitor Almeida e Luiz Fernando Cabral:
"Hoje nós apresentamos dois materiais: o super precoce 9030 que já está a quatro anos no mercado, que tem as características de ser um hibrido extremamente sadio de folha e gomo, um grão bem avermelhado e pesado, com o ciclo bem adaptado para nossa safrinha. Com a capacidade de em 55 dias para o pendoamentos e 30 dias de maturação fisiológica, com sanidade fantástica e uma caixa produtiva extremamente interessante, recomendamos este material tanto para a abertura de plantio, quanto para meados de fevereiro. O 9.000 é nosso lançamento, que temos uma expectativa muito grande, também super precoce, tem um ciclo parecido com o 9030, porém tem uma perda de água mais rápida no final e outro ponto forte do material além de uma caixa produtiva muito boa é a qualidade do grão que desenvolve", destacou Vitor.
Representando a KWS estiveram Fernando Grolli, Junior Grigolo e Gilbert Hugo Pacheco;
"Estamos com quatro materiais: o super precoce, um dos mais rápidos do mercado que é o 9110 Pró, O 9006 que é um milho precoce também para a safrinha, 9210 também super precoce e o 9005 também precoce. Buscamos atender à necessidade dos produtores, com nossos materias que disponibilizam de uma excelente qualidade de grão. Qualquer dúvida estamos as disposição para atender os agricultores, que podem solicitar em qualquer entreposto da Copacol", falou Junior.
Michel Takahachi representou a Dow Sementes
Representando a DeKalb estavam Alexandre Correia e Sergio Silveira:
"Este ano estamos com foco em lançamento de produto, que são dois lançamentos dentro do mesmo saco, um lançamento em genética que é o DKB 2090 e um lançamento em biotecnologia que é o 290 Pró 3, um hibrido bastante completo que visa atingir novos limites de produtividade, tem um diferencial em qualidade de grão em massa, segundo dados de pesquisa é o milho mais pesado do mercado, com o diferencial de ter proteção da raiz até a espiga. É mais um ferramenta para trazer maiores produtividade e segurança para o produtor do Oeste do Paraná", destaca Sergio.
Representando a Nideira Sementes estavam Vilmar Berto e Felipe Berto
"Estamos trabalhando hoje com três materiais para produção de grão, que são: O NS 92 Pró, o NS 50 Pró e o NS 56 Pró. E também o NS 90 que é praticamente direcionado para silagem e tem uma bromatología muito boa, que produz 60 toneladas por hectare. Estamos disponíveis em todas as unidade da Copacol para auxiliar os produtores. A Nideira bastante reconhecida em grão de soja, agora também estamos difundindo o milho, destacou Vilmar.
Representando a Limagrain estavam João Dobbins e Marcelo Guedes;
"Nós estamos trabalhando com o LG 6036 versão Pró e Pró 2, o LG 6033 Pró 2 e o LG 6304 Pró. Quero nesta oportunidade enfatizar o LG 6033 que é um material excelente na questão de produtividade e custo benefício, um precoce rápido, com sanidade, desde raiz e afolhamento excelente, sendo indicado tanto para o safrinha quanto para o verão. O 6304 já é um super precoce que une o custo benefício para o produtor, tem pendoa em 50 dias e em 110 ou 115 dias já está pronto para colher. Pelo terceiro ano está entre os quatros primeiros em questão de precocidade e sanidade de grão por ensaios feitos pela Copacol", destaca João.
Representando a Syngenta, João Pedro e Eduardo Peres;
A Syngenta tem um portfólio bastante completo em híbridos e hoje estamos aqui com o Stratus Vipora 3, que é um milho RR, principalmente para quem tem problemas com plantas daninhas. Também estamos sugerindo o Defender, que como o nome já diz, um milho para defesa, com baixo investimento mas um boa produtividade. E o nosso grande lançamento é o Formula Viptora, um material bastante antigo no mercado que todo mundo já conhece e sabe do seu alto índice de produtividade e qualidade de grão, que agora sendo preservado com a tecnologia que oferece também controle contra lagarto de uma maneira geral", disse Eduardo.
Representando Implesul - Stara, estavam o Ellon Scoparo, Jackson Fernades, Wellington Pererira, Ronaldo Bossardi e Emerson Key.
"Estamos apresentando o Brutos 6.000 e o Hercules 10.000, que já é próprio para a agricultura de precisão. Também estamos com uma palestra sobre a distribuição de calcário de como ser bem preciso e aproveitado o que tá aplicando. Toda a máquina que a gente vende, tem taxas variadas, GPS, nossos técnicos dão curso de operadores e acompanham no início até o operador ficar apto trabalhar da melhor forma, discorreu Jackson.
O engenheiro agrônomo responsável pelo CPA, Tiago Madalosso ressaltou as expectativas atingidas do evento;
"Nossa expectativa de transferência de conhecimento foi atingida. Quando a gente fala no Dia de Campo, na verdade ele é preparado com muita antecedência, com planejamentos, como vai ser semeado, onde vai ser, quais os assuntos. Por exemplo, em janeiro desse ano nós já tínhamos definido que aconteceria aqui. O que o agricultor busca nos dois eventos é justamente novos híbridos, porque o fator genético é bastante importante para aumentar a produtividade, assim como também outros assuntos de manejos e controles de invernos. Outro importante projeto que apresentamos é o Projeto 440, que é o de 440 sacas no ciclo total em 2018, que seria 270 sacas de milho mais 170 de soja durante o ciclo".
Nos dois dias cerca de 600 associados assistiram em loco os resultados das pesquisas e o que há de melhor no mercado para aplicar em sua propriedade, evento que foi realizado pela segunda vez neste novo local de pesquisa.
Por Jornalista
Edison Triches