Para o jovem, que interpretou o personagem Levi no filme, a vitória foi chocante e totalmente inesperada. “Jamais esperava conseguir atingir e conquistar uma premiação de âmbito internacional”, comentou Luís. O adolescente também explica que os reconhecimentos que o filme vem recebendo são de extrema importância para a cultura local e promovem a imagem da cidade onde o curta foi gravado.
“O decorrer da trajetória (do filme) foi um caminho de surpresas, jamais imaginava chegarmos tão longe com o nosso trabalho. Mas, ao longo dos meses, percebi que trabalhamos com algo grandioso e que o esforço das gravações foi recompensado”, explicou Luís.
As indicações
O Com Você, que competia como média-metragem devido às regras do festival, recebeu oito indicações no BIMIFF (Brazil International Monthly Independent Film Festival), entre elas a de “Melhor Média-Metragem Brasileiro”, prêmio principal na categoria nacional. Além disso, o filme também foi indicado para todas as categorias de atuação e também para Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.
Ellen Zschornack, que foi indicada à Melhor Atriz Coadjuvante, explica que as indicações são de ampla importância e reforçam o trabalho culturalmente rico feito na região. Questionada sobre como se sentiu ao ser indicada, Ellen comenta que achou muito legal. “Ser indicada para um prêmio tem um significado muito importante para mim, pois mostra que meu - e o nosso - trabalho está dando frutos e gerando reconhecimento”, apontou Ellen.
“Foi uma grande surpresa receber essas 8 indicações e receber a minha indicação foi uma surpresa maior ainda! É algo sensacional”, comenta Lívia Deitos, indicada a Melhor Atriz. Para ela, a trajetória do filme até agora certifica e recompensa os esforços de todos envolvidos na produção e ficará na história da cultura de Céu Azul.
Kaio Cereza também conta que recebeu a indicação a Melhor Ator com muita surpresa e alegria. “O filme cresceu muito rápido nesses últimos meses e isso é ótimo, o retorno que tivemos do público e todas essas indicações nos deixam mais contentes com o resultado do nosso trabalho”, aponta Kaio.
O diretor e roteirista do filme, Gabriel Portella, diz ter ficado emocionado e extremamente feliz com as indicações que o curta recebeu, pois, segundo ele, isso reflete o comprometimento de dezenas de pessoas, que agora estão colhendo os frutos de todo o trabalho que fizeram. “Os méritos do filme falam por si só. São reconhecimentos exclusivos de quem, há quase dois anos, está trabalhando por essa produção”, afirma Gabriel.
O diretor ainda falou sobre a importância do apoio que a produção recebeu de empresas e empreendedores de Cascavel e Céu Azul. De acordo com Gabriel, o incentivo à cultura dado por esses apoiadores foi, e é, um viabilizador para a produção. “São empresas que entendem a importância de olhar para a cultura como um agente de transformação social e de encorajamento a jovens da região”, explicou o diretor.
A história e outras premiações
O curta segue a história de Noah (Kaio Cereza), um adolescente de 16 anos que, mesmo após um ano da tragédia que o separou de seu melhor amigo “Tony” (Thiago Rios), ainda encontra dificuldades em seguir em frente. Em meio a um luto arrastado, o jovem afasta suas melhores amigas, Alice (Lívia Deitos) e Ana (Ellen Zschornack) e permanece em um crescente conflito com sua mãe Isis (Dalyla Pereira).
Tudo muda quando Levi (Luís F. Lippert), um gentil e introvertido jovem, chega à pequena cidade de Céu Azul com o sonho de entrar para o time de futebol local e se tornar um grande jogador profissional. O filme fez sua estreia mundial em outubro, no festival conhecido como o “Oscar para filmes de esporte”, na República Tcheca.
Desde então, o Com Você já teve duas exibições no Brasil e uma na Turquia, onde foi indicado a Melhor Curta-Metragem de Drama e a Melhor Fotografia, pelo trabalho da diretora Aline Sartor.