Professores e acadêmicos que estão participando da IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo, realizada em Cascavel, estiveram em Tupãssi nesta sexta-feira (22). Mais de 40 participantes vieram conhecer o programa da Agricultura de Precisão no município, que está beneficiando centenas de pequenos produtores rurais.
A Reunião é um evento técnico científico regional de abrangência nacional, bianual, que tem como objetivo ser um fórum para discussão dos principais problemas e divulgação de novas tecnologias e resultados de pesquisa relacionada ao uso, manejo e conservação dos solos do Paraná. É uma promoção da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - Núcleo Estadual Paraná/NEPAR.
Em Tupãssi, professores e acadêmicos puderam conhecer na prática o projeto desenvolvido no município - uma parceria entre Prefeitura e Governo Estadual que proporciona a tecnologia aos pequenos agricultores. "Fizemos uma avaliação muito positiva desse programa, porque são iniciativas como essa que trazem benefícios para o produtor rural, já que oferece acessibilidade ao que existe de mais moderno dentro da agricultura", afirma o professor de engenharia agrícola da Unioeste, Flávio Gurgacz.
O prefeito de Tupãssi, José Carlos "Cal" Mariussi, vice-prefeito Ailton "Ito" Caeiro e integrantes da Emater e da Agritu participaram de um encontro com os acadêmicos no auditório da Câmara Municipal. "É um projeto que tem dado resultados e ficamos felizes de poder mostrar um pouco do que está sendo realizado aqui para acadêmicos de vários municípios", diz o prefeito Cal.