Aconteceu nesta quinta-feira, dia 21, a reunião promovida pela Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) juntamente com gestores da Copacol. Realizado anualmente, este encontro visa avaliar o desempenho das cooperativas ao decorrer do ano que passou. Esta ação é vista como parte do programa de auto gestão do cooperativismo paranaense, um projeto que teve início no ano de 1990, onde foi implantado um processo de monitoramento e acompanhamento das empresas deste setor.
Representada pelo gerente de desenvolvimento cooperativo, Gerson José Lauermann, a Ocepar apresentou números significativos com relação ao crescimento de 2014, para os gestores da Copacol. "Em um quadro nacional temos a porcentagem de 1%, enquanto no Estado este aumento foi de 0.8%, essa é uma porcentagem geral de atividades. No entanto, o cooperativismo colaborou com 10.3% de crescimento somente no Paraná e um resultado de produção de 29%. Essa é uma resposta dada pelas cooperativas para toda economia, mostrando que este é um sistema de sucesso, gerando valor, renda e impostos", ressalta.
Com acervo de informações armazenadas desde o início do projeto, a Ocepar consegue ter parâmetro de crescimento e de análises importantes para os gestores de cada departamento. Com isso as lideranças conseguem observar os pontos positivos de cada setor e onde podem fazer melhorias. Esta avaliação apresentada pela organização tem como foco o estudo em outras cooperativas.
Mesmo com uma perspectiva baixa para o próximo ano, Gerson afirma que esta não é a primeira vez que o país passa por esse momento e pode ser que também não seja a única. "Analisando este cenário, acredito que agora seja um momento de união ainda maior entre as cooperativas e seus associados, pois é preciso alinhar um objetivo para que não se tenha perdas. Sabemos que este ano promete ser economicamente mais difícil, mas precisa haver estabilidade, buscando trabalhar com a mesma vontade, mas focados no fator custos, pois será um fator preponderante", conclui.
Assessoria