Nesta quinta-feira 9, chegou e logo foi exposta no pátio da unidade da Copacol de Jesuítas a colheitadeira de café, que irá facilitar e agilizar os trabalhos dos cafeicultores.
Várias áreas já estão prontas para o início da colheita que tem previsão de início para o final da próxima semana.
Para poder utilizar a colheitadeira, os produtores precisaram adequar os espaçamentos das plantas de acordo com a compatibilidade da máquina. Trabalho este que já foi planejado com os produtores, pela Copacol, Prefeitura e Emater.
Os agricultores que ainda não solicitaram os serviço da colheitadeira pode entrar em contato com a Copacol de Jesuítas ou Emater.
Que quiserem adequar o espaçamento compatível com a mecanização podem procurar a assistência na Emater ou na Copacol. Também está disponível mudas no viveiro municipal.
"A máquina vai ficar à disposição dos produtores, já temos uns inscritos mas qualquer um pode procurar, nós visitamos e vamos organizar por estrada e por maturação da lavoura, a prefeitura vai disponibilizar máquina para adequar alguma coisa nas propriedades. Os produtores terão que providenciar terreiros, pois vai ser muito café em pouco tempo", ressalta o engenheiro agrônomo na Emater Roberto Natal Dal Molin.
A Colheitadeira vai ficar cerca de 60 dias e poderá trabalhar dois ou três turnos, até 20 horas por dia.
Por Jornalista Edison Triches