O milho plantado na área de cultivo em Cafelândia está totalmente executado, qual grande parte se encontra no estágio chamado de ?pré-pendoamento?, ou florescimento é também é possível encontrar o milho já secando.
"As lavouras estão com o potencial bastante positivo este ano, o que gera uma expectativa boa para os agricultores. Esta safra deu um surto bastante grande de percevejo, principalmente nas áreas que foram plantadas mais tardiamente, como depois do dia 10 de fevereiro, porém na medida do possível foi controlado e agora se encontra com um bom potencial. Nas áreas onde que estão em pré-pendoamento é importante ter o cuidado com o chamado ?Pulgão?, que está bastante presente na cultura. Outra preocupação que estamos tendo é com as doenças folhares", comenta engenheiro agrônomo Ederson Gehlen.
Trigo
O trigo como sempre tem a menor área cultivada em relação aos outros grão na região de Cafelândia. O agricultores que optaram pela plantio de trigo estão em fase de preparação do solo para poder plantar o trigo para daqui a cerca de 15 dias. "É importante o agricultor que irá cultivar essa cultura, fazer o manejo das dessecações, cuidar com as ervas que se tem na lavoura para fazer o controle o mais adequado possível de acordo com a erva, visto que nós temos boa parte das áreas que possui a planta daninha Trapoeraba, que tem um controle bastante difícil. É Importante procurar o departamento técnico da Copacol para buscar utilizar o produto mais adequado. Em relação as pragas, assim com tivemos um alto nível de percevejo no milho, provavelmente venha a ocorrer também no trigo. Se percebe que em baixo das plantas daninha tem uma alta quantidade dessa praga, alerta Ederson.