Com o propósito de melhorar os resultados dos produtores integrados a piscicultura, a Copacol promoveu mais um evento digital direcionado aos produtores de peixes.
Com uma grande participação dos cooperados e intermediada pelo gerente da integração de peixes da Copacol, Nestor Braun, José Luiz Pedreira Morino, que é Dr em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor na UFSC, nas áreas de recursos pesqueiros e engenharia da pesca com ênfase em piscicultura, abordou o tema: Alcalinidade, o elo que faltava para a melhora dos resultados.
Através de imagens ilustrativas, José Luiz, apresentou aos participantes da live, os resultados que podem ser alcançados através alcalinidade.
Segundo ele, que durante o evento respondeu perguntas elaboradas pelos piscicultores, os mesmos devem ficar atentos principalmente com as concentrações de amônia (NH3), pH e alcalinidade.
Ele disse que a relação entre o pH, a alcalinidade e a amônia inicia-se a partir do acúmulo de matéria orgânica nos tanques e viveiros, praticamente inevitável para a maioria dos sistemas de criação utilizados na piscicultura.
Para o gerente da integração piscícola da Copacol, Nestor Braun, o evento foi uma oportunidade para o piscicultor que ainda não aderiu a esse sistema, agregar conhecimento de todo o processo e para aquela já atua, se atualizar ainda mais.
“Este é um projeto que iniciamos no Técnotilápia o ano passado. Com ele buscamos melhorar aos nossos resultados em todos processo e também para darmos continuidade realizamos esse momento de informação através desta live e levaremos essa informação a campo através dos nossos técnicos “, ressalta Nestor.
Ele disse que foi um evento de grande valia no que se refere a atualização dos produtores e desta forma agradece a todos que participaram e espera que esse conhecimento agregado possa ser colocado em pratica nas propriedades dos cooperados.