Aglomerações e quase nenhuma adesão ao uso de máscara nos estabelecimentos mais movimentados da noite cascavelense. Esse é o retrato de mais um fim de semana marcado pelo desrespeito às medidas de segurança em meio à pandemia de Covid-19.
As imagens registradas na madrugada deste domingo (08) na Rua Paraná, no centro da cidade, mostram o ponto de maior movimento aos fins de semana, tendo em vista que abriga diversos estabelecimentos destinados ao entretenimento, com um grande número de pessoas.
O público aparece nos arredores dos estabelecimentos, ocupando parte da pista de rolamento e conversando em grupos, sem praticar o distanciamento social ou ainda o uso de máscara, item obrigatório para evitar a disseminação do vírus.
Na última quarta-feira (04), a prefeitura de Cascavel publicou um novo decreto que autorizou o retorno do funcionamentos de salões de dança, bailes e boates. Os estabelecimentos, que estavam fechados desde março, devem justamente seguir determinações específicas para garantir a segurança de clientes e funcionários.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até este sábado (07), Cascavel registrou 9.842 casos de Covid-19 e 166 mortes pela doença. Em caso de aglomerações, denúncias devem ser feitas pelos telefones 156 e 153.
LIXOS APÓS AGLOMERAÇÃO
Após as festas, na manhã seguinte, outro problema é detectado no local: o grande acúmulo de lixos, como copos, garrafas e papéis.
A limpeza é realizada pelas empresas e conta com o apoio dos profissionais da prefeitura de Cascavel. O descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental.
Segundo a Lei municipal, se flagrado jogando lixo no chão, o munícipe pode pagar até 10 UFM (Unidade Fiscal do Município) por metro quadrado. Hoje, a UFM custa R$ 45,35.
Redação Catve.com