No campo o momento é de colheita da cultura do trigo. Muitos produtores da área de atuação da Copacol estão a campo fazendo a colheita do grão.
Para aqueles que ainda não fizeram a colheita e vão fazer a dessecação da planta para uniformizar a lavoura, o engenheiro agrônomo da Copacol, Vanei Tonini, orienta os triticultores sobre o momento certo de fazer este manejo. “Sabemos que devido à falta de umidade na época da semeadura em muitas propriedades a cultura do trigo ficou um pouco desuniforme, agora no momento da maturação é importante que o produtor faça a correta dessecação”, orienta Vanei.
Ele alerta os produtores com relação ao melhor momento de fazer este manejo, pois desta forma aproveita se o maior número de nutrientes a planta, com o produto adequado para que possa tirar o máximo de proveito da cultura, sem que haja perdas.
MANEJOS DE PLANTAS DANINHAS
Com o término da colheita do milho, começam se os manejos de plantas daninhas já visando a semeadura da soja.
“Tivemos uma boa umidade no mês de agosto, muitos produtores que já tinham colhido o milho fizeram boas dessecações, mas nas últimas áreas de milho que foram colhidas mais tardiamente, as plantas daninhas ficaram encobertas pelas palhadas e não foi possível fazer este manejo de forma correta. Neste momento orientamos os produtores que diante das condições do clima não é recomendável fazer aos manejos de plantas daninhas”, alerta Vanei.
Segundo ele, nas áreas que ainda não foram manejadas, é importante que o produtor aguarde o retorno das chuvas para que possa se fazer um manejo mais efetivo.
SEMEADURA DA SOJA
Mesmo já com a liberação para a semeadura da safra de soja 2020/2021, após o término do Vazio Sanitário no estado do Paraná, diante do período de estiagem, a qual passa o estado e acima de tudo a região de atuação da Copacol, a Cooperativa não orienta que o produtor faça a semeadura da soja neste momento.
“Além de outros fatores, uma das preocupações da Cooperativa é com relação as questões de germinação. O mais recomendado agora e que aguarde se o retorno das chuvas para que possamos ter um solo úmido, enquanto isso o produtor deve regular a semeadora, deixar tudo preparado para que quando vier a chuva esteja tudo pronto para iniciar o plantio da cultura da soja.