Pela legislação, lembra um de seus autores, o vereador Celso Dal Molin, todos os cascavelenses podem a partir de agora instalar os chamados bloqueadores de ar no registro medidor de água, após o hidrômetro. Isso está autorizado desde o dia 26 de agosto, mas só pode ser feito da parte do relógio para dentro da propriedade. “Chega de a população pagar pelo ar, com a possibilidade de colocar os bloqueadores de ar as pessoas só vão pagar por aquilo que elas realmente consomem, isso é uma grande vitória e o respeito com o dinheiro do contribuinte”, destacou.
A colocação do aparelho é relativamente simples, mas a indicação é que seja chamado um encanador para fazer o serviço. O vereador fez um vídeo e publicou em suas redes sociais aonde mostra como é o processo. “É algo rápido, mas é importante acionar um encanador”.
O texto da lei
“Fica pela presente lei autorizado o consumidor a providenciar a instalação de equipamento e alterações nas tubulações hidráulicas e nos cavaletes de entrada da água, depois dos hidrômetros, nas residências, comércios e indústrias em geral localizados no município de Cascavel”, destaca o artigo 1º da lei.
“ (...) a Sanepar não poderá se opor à modificação e instalação de quaisquer equipamento na tubulação que sucede os hidrômetros de seus imóveis”, segue o artigo 2º. Portal 24.