A Sanepar informa que os serviços de alargamento do poço em Cafelândia vão se estender além do prazo inicial previsto, devendo ser concluídos até na manhã do sábado (18).
O caminhão da empresa contratada teve problemas o que retardou a sua saída de Francisco Beltrão e consequente atraso no início dos trabalhos.
A Sanepar vem fazendo manobras no sistema desde o início da semana para atender todas as regiões da cidade com os outros quatro poços que abastecem o sistema, atendendo 80% da demanda.
No entanto, com a elevação das temperaturas, o consumo aumentou e algumas regiões mais altas, como é o caso dos bairros que ficam na saída para Corbélia, a água só chega durante a madrugada.
Foram disponibilizados caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento. No entanto, o volume ainda não será suficiente para manter a regularidade no fornecimento de água. Por isso, é imprescindível que todos colaborem com o uso racional da água, priorizando o consumo para higiene e alimentação pessoal. Se tudo correr dentro dos prazos, o abastecimento deve voltar à normalidade no fim da noite do sábado (18).
Os problemas tiveram início com a queima do motor da bomba do poço na última quinta-feira (09). No momento da troca, o equipamento travou dentro do poço, inviabilizando a captação de água. Todas as tentativas de retirada da bomba foram infrutíferas. Assim, a opção adotada foi a do alargamento do poço, retirada e troca da bomba. Esse poço é responsável por cerca de 20% do abastecimento da cidade.