Portal O Novo Oeste - Prefeitos do Oeste recebem de Richa garantia de retomada de investimentos
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
Cafelândia
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Prefeitos do Oeste recebem de Richa garantia de retomada de investimentos


01/12/2015

O governador Beto Riha recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (1), em Curitiba, um grupo de prefeitos da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Na pauta, a cobrança de recursos não liberados para obras, convênios e parcerias, em secretarias como Agricultura, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Logística e Instituto das Águas. Além de 27 prefeitos, participaram da reunião os secretários estaduais Eduardo Scairra (Casa Civil), Norberto Ortigara (Agricultura), Ratinho Junior (Desenvolvimento Urbano), Deonilson Roldo (chefe de gabinete), João Carlos Gomes (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Amin Hannoucche (presidente do Instituto das Águas) e Nelson Leal (presidente do DER), além dos deputados Elio Rusch, José Carlos Schiavinato, André Bueno, Guto Silva, Artagão Junior, Paulo Litro e Missionário Ricardo Arruda.
A prefeita de Mercedes, Cleci Rambo Loffi, apresentou ao governador uma pauta de reivindicações das prefeituras em diversos setores da administração pública. "São obras fundamentais para o desenvolvimento dos municípios", destacou. Já o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Marcel Micheletto, lembrou que Beto é um governador municipalista. "Sabemos que o governo tem passado por muitas dificuldades. No entanto, fez os ajustes necessários e acreditamos que o período agora será de oportunidades a todos os prefeitos, principalmente por se tratar de uma região que tanto faz pelo progresso do Estado".
Para o prefeito Rodrigo Fernandes, de Nova Santa Rosa, alguns convênios paralisados, como o do PAM, fazem com que seja necessária a elaboração de novas licitações, devido à defasagem de valores dos projetos. Para Anderson Bento Maria, de Maripá, os prefeitos aguardavam essa agenda há algum tempo. "Maripá é diferenciado, a empreiteira, em nossa cidade, executou 100 por cento da obra porque o município fez o depósito financeiro acreditando que o estado depois nos compensaria", destacou.
O secretário Eduardo Sciarra lembrou que 2015 foi um ano difícil para o governo do Estado, mas a administração fez a lição de casa. "A crise econômica refletiu na união, em estados e municípios. O Paraná, no entanto, está dando sinais positivos", lembrou. Segundo ele, o orçamento do estado será aberto no dia 11 de janeiro e a previsão é que sejam aplicados R$ 6,8 milhões em investimentos nos 399 municípios paranaenses.
Já o secretário Ratinho Junior destacou que as regiões Oeste o Sudoeste são duas mais bem organizadas em relação à elaboração de projetos, rapidez na entrega de certidões e agilidade de prefeitos na obtenção de recursos. "Vocês conseguem empréstimos bem acima da média dos demais", disse.
Por sua vez, Norberto Ortigara citou que, em sua pasta, apenas cinco municípios sofrem com o atraso de repasses: Corbélia, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Palotina e Serranópolis do Iguaçu.
O representante do DER afirmou que, ano que vem, os convênios serão retomados e obras cujas empresas desistiram, o governo vai buscar relicitar.
Encerrando a reunião, Beto Richa admitiu que, em algumas situações, no afã de acertar, o governo deu o passo maior que a perna. No entanto, essas divergências estão sendo sanadas. "Na gestão anterior, o governador (Roberto Requião) humilhava prefeitos. Agora, os prefeitos são tratados com todo o respeito. Foi um ano difícil, foi o momento politico mais difícil da minha vida, coloquei em risco meu patrimônio político. Só que os resultados apareceram antes que eu esperava", destacou.
Além disso, disse Beto, "aumentamos em 20% as receitas dos municípios. Não fosse o aumento do ICMS e IPVA, não teríamos dinheiro para pagar a folha de pagamentos", observou. Hoje, segundo o governador, a realidade é outra. "Conseguimos ampliar as receitas em 6%. O Paraná é o único estado do Brasil que conseguiu tal façanha. Reduzimos gastos em 11%, o que possibilitou elaborar um orçamento com previsão recorde de investimentos".
 

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
Trevisol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados