Em tempos de pandemia mundial, a rápida transmissão do novo Coronavírus se tornou uma realidade e o melhor tratamento é a prevenção.
Até o presente momento ainda não foi encontrada nenhum tipo de vacina para o novo Coronavírus (SARS-COV2) que tem um período de incubação estimado entre 5 e 6 dias em média, mas com evidências de duração de até 14 dias.
Por isso foi determinado o período de quarentena de pessoas expostas, mesmo que assintomáticas, de 14 dias. Mas, é muito importante ressaltar que esse vírus pode permanecer na SALIVA de um indivíduo contaminado por até 24 dias.
A Dra Amanda Menk que conta com um consultório em Cafelândia, reforça o alerta sobre a importância da higiene bucal diária frente à pandemia da COVID-19, visto que a boca é uma das principais portas de entrada do vírus.
O vírus entra pela cavidade bucal afetando as glândulas salivares menores, permitindo que toda saliva produzida fique contaminada e a transmissão entre as pessoas ocorre principalmente pela disseminação de gotículas de saliva contendo o novo Coronavírus.
Segundo Dra Amanda está comprovado que o vírus pode ficar alojado no biofilme microbiano, (conhecido como placa bacteriana) que é o acúmulo de bactérias nas superfícies dos dentes, próteses e principalmente no dorso (parte de cima da língua).
“Deste modo, como o sabão contido nos cremes dentais tem o potencial de matar o vírus na saliva e superfície dos dentes, escovar os dentes faz parte das atitudes preventivas contra a disseminação da doença, como lavar as mãos e usar máscaras. Portanto, orientamos à todo momento aos nossos pacientes e à comunidade a necessidade e a importância da escovação dos dentes. Esta atitude também deveria ser reforçada pela mídia e pelo governo, dada sua grande importância no combate à COVID-19”, afirma a Dra Amanda.
Dra Amanda também reforça que a boa higienização da boca pode evitar principalmente problemas pulmonares que tornam o vírus ainda mais perigoso. No caso de pacientes contaminados a higiene bucal pode prevenir complicações à sua saúde.
O estado de saúde do paciente contaminado pelo Coronavírus pode ser agravado caso sua higiene bucal não seja feita de forma correta, com atenção especial para a língua e os dentes molares (aqueles do fundo da boca perto da garganta), para evitar a pneumonia por aspiração.
Os hábitos de higiene bucal, como escovação dos dentes, uso de fio dental e enxaguatórios bucais devem ser realizados por toda vida, não somente no período da pandemia, porque podemos ser infectados por vírus e bactérias a qualquer tempo.
CUIDE DE SUA SAÚDE: LAVE AS MÃOS, USE MÁSCARAS E ESCOVE OS DENTES!
Fonte:
1 - Salivary Glands. Potential Reservoir for COVID-19. Asymptomatic Infection.Journal of Research 2020.
2 - Website: cfo.org.br
Dra. Amanda Verônica Menk Ferreira - CRO 14.424
Proprietária da Clínica Amanda Menck Odontologia e Saúde
Especialista em Periodontia e Implantodontia
Pós Graduada em Reabilitação Oral
Professora dos Cursos de Especialização em Implantodontia da Universidade Positivo - Campus Londrina