O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), vai assumir o governo do estado por 14 dias, a partir de sexta-feira (9). O parlamentar vai substituir o governador Beto Richa, que anunciou uma viagem de negócios à China, Rússia e França. A substituta original, a vice-governadora Cida Borghetti, irá para a Itália.
A transferência do cargo de Richa para Traiano está marcada para as 8h30. Ainda nesta quinta-feira, o presidente da Assembleia transmitiu o cargo para o deputado Jonas Guimarães, que vai comandar o Legislativo até o fim da viagem de Richa.
A viagem de Richa foi anunciada nesta quinta-feira (8). O governador informou que vai buscar novas parcerias econômicas nesses países. Na China, o objetivo será buscar investimentos na área automotiva. O governo pensa em trazer montadoras daquele país para instalarem unidades no Paraná. Entre as empresas que serão visitadas está a JAC Motors, que já está construindo uma fábrica na Bahia e foi uma das primeiras montadoras chinesas a atuar no Brasil.
Na Rússia, o governo anunciou que visitará o banco de desenvolvimento local, uma empresa de aviação, uma indústria de fertilizantes e a estatal Gazprom, que atua na distribuição de gás natural.
Já na França, o governador deverá se encontrar com uma montadora de veículos elétricos. Um dos objetivos é conhecer o trabalho da empresa na área de ônibus elétricos, para viabilizar a implantação de uma frota com essa tecnologia nas cidades paranaenses.
Cida na Itália
Enquanto Richa fará a viagem pelos três países, a vice-governadora deverá passar duas semanas na Itália. Entre os compromissos da visita, ela tentará negociar um novo voo internacional para o Aeroporto Afonso Pena. A rota ligaria São José dos Pinhais a Milão e seria uma nova alternativa de voos para fora do país. Recentemente, a companhia Airlines anunciou que vai parar de operar a rota que liga o Afonso Pena a Miami.
G1