O deputado estadual Marcel Micheletto (PL), protocolou ofício no início desta semana junto a Secretaria de Estado da Saúde, solicitando o aumento da frota de veículos utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue,da zika e do chikungunya.
De acordo com Micheletto, atualmente na 20ª Regional de Saúde em Toledo existem apenas três veículos para atender os 18 municípios jurisdicionados aquele órgão o que torna-se praticamente impossível dar agilidade nos atendimentos. “Dos 18 municípios ligados a regional, 15 cidades estão em situação de epidemia e como a aplicação é repetida em algum casos em até 06 (seis) ciclos conforme recomendação das Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue em época de epidemia é impossível atender todos simultaneamente, por este motivo a necessidade de mais veículos”, justificou.
O trabalho com o fumacê, ou UBV pesada, é uma medida importante para reduzir índices de infestação do mosquito em uma cidade ou bairro e o reforço na fronta garantirá melhores condições de trabalho à equipe de operadores que percorre a região no enfrentamento do mosquito.
De acordo com o chefe da Regional de Saúde, Alberi Locatelli, o reforço trará mais agilidade nas ações. “Neste momento necessitamos agir rápido e o reforço na frota é necessário e trarão mais agilidade nas ações, pois daria condições de agirmos em dois municípios simultaneamente, por exemplo”, frisou.
F1 - CARRO FUMACE
Os veículos irão trazer agilidade nas ações de combate ao mosquito
F2 PLENÁRIO
Atualmente na 20ª Regional de Saúde em Toledo existem apenas três veículos para atender os 18 municípios (foto Orlando Kissner)
Curta as páginas do O Novo Oeste no Facebook e no Instagram e receba as notícias de forma exclusiva:
https://www.instagram.com/onovooeste/?hl=pt-br