A 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira (16) e vai até 9 de maio. Porém, o Governo do Paraná informou que cada cidade determina as ações.
De acordo com o governo estadual, cerca de 906 mil doses vão ser distribuídas para as 22 regionais da saúde – que abastecem os 399 municípios do Paraná.
O 1ºlote, com aproximadamente 273 mil doses, já começou a ser distribuído, segundo o governo estadual.
Quem é o público-alvo?
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Caminhoneiros
- Motoristas de transporte coletivo
- Portuários
- Indígenas
As prefeituras devem informar onde as doses ficarão disponíveis. O objetivo é evitar aglomerações na hora de tomar a vacina.
A orientação do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, é para que as secretarias municipais promovam estratégias de vacinação, com parceria de empresas, entidades e instituições.
Curitiba
Em Curitiba, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a previsão é de que a vacinação comece na segunda-feira (20).Assim como na etapa anterior, que imunizou os idosos, ela deve ser escalonada.De acordo com a pasta, os diabéticos devem ser os primeiros a receber as doses. Mas, o cronograma ainda não foi divulgado pela prefeitura.
1ª fase
A 1ª fase da vacinação, que se encerrou na quarta-feira (15), foi voltada para idosos e profissionais da saúde.Em várias cidades do estado, as doses acabaram em poucos dias por causa da alta procura. Também houve pontos de vacinação que funcionaram no
sistema "drive thru", para que a pessoa não precisasse sair do carro.Na capital, por exemplo, 130 mil doses acabaram nos
dois primeiros dias da campanha. Depois disso, a vacinação passou a ser feita por
faixas etárias.
A 3ª e última etapa da campanha de vacinação contra a gripe está prevista para começar, segundo o governo estadual, em 9 de maio.
Nessa fase, os grupos que deverão receber as doses são:
- Professores das escolas públicas e privadas
- Crianças de seis meses a menores de 6 anos,
- Gestantes
- Puérperas
- Adultos de 55 a 59 anos de idade
- Pessoas com deficiência
- Fonte:G1