O presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, disse que diante de todos os esforços do Governo do Estado em combater a pandemia do coronavírus, e a dificuldade em encontrar materiais para proteção dos profissionais de saúde e de segurança pública, o Instituto manteve contato com os fabricantes do produto apreendido para fazer essa doação. “De pronto concordaram em colaborar para amenizar a situação em que vivemos neste momento no país”, disse.
Marcelo Trautwein explicou que esses produtos foram apreendidos porque o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) determina em Portaria que esses produtos devem trazer o selo do Instituto na embalagem. Segundo ele, o lote apreendido não cumpria essa determinação, contudo o álcool não tem nenhuma restrição para a sua utilização.
Marcelo disse ainda que as embalagens de álcool para uso médico hospitalar e para assepsia das mãos não mantêm essa obrigação de trazer o selo na embalagem. A obrigação se refere ao álcool gel para fins de limpeza e acender churrasqueira. “Essa é uma recomendação necessária neste momento, para não criarmos mais uma preocupação para a população”, ressaltou o gerente.
OUVIDORIA
Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-PR pelo telefone 0800 645 0102 ou pelo site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.