Foi publicado em órgão oficial hoje o decreto que declara situação de emergência devido ao Coronavírus (Covid-19) em Cascavel. A cidade não tem casos confirmados, mas o decreto define regras para o controle e flexibiliza algumas normas para o caso de a prefeitura precisar tomar ações de enfrentamento da doença.
O Decreto estabelece que os pacientes com suspeita e sem indicação de internamento hospitalar devem ficar em isolamento em casa. A rede particular de saúde deverá notificar o município sobre os casos que receber.
O documento também determina que a secretaria municipal de Saúde precisa garantir que haja estoque estratégico de medicamentos e equipamentos necessários. Também deve ser criada uma logística de controle dos casos. O trabalho será coordenado pelo COE (Centro de Operações de Emergências).
Quando alguma compra for necessária, os processo ligados ao Corona terão trâmite prioritário e a prefeitura poderá remanejar servidores, fazer contratações emergenciais em caso de necessidade pelos próximos 180 dias.
Cascavel faz o acompanhamento de um caso suspeito cujo exame já foi coletado. Há expectativa que o resultado seja publicado hoje. O homem de 39 anos passou pela Malásia, Bangkok, Suíça e Itália e manifestou os sintomas de gripe.
Fonte:CGN