Portal O Novo Oeste - Pesquisadores fazem previsão da chegada do coronavírus no Brasil
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Copacol Supermercados

Pesquisadores fazem previsão da chegada do coronavírus no Brasil


30/01/2020

Pesquisadores fazem previsão da chegada do  coronavírus no Brasil

RIO — Pesquisadores da Fiocruz afirmaram na manhã desta quinta-feira, em coletiva de imprensa, ser esperada a chegada do novo coronavírus ao Brasil. A nova cepa, que surgiu em Wuhan, na China, já deixou 170 mortos no país asiático e 8.100 infectados ao redor do mundo, a grande maioria em território chinês.

ENTENDA: O que sabemos do coronavírus até agora?

Segundo o virologista Fernando Motta, o país está bem preparado para detectar a eventual chegada do coronavírus. A instituição está usando um protocolo de testes desenvolvido a partir do sequenciamento compartilhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A contraprova, por sua vez, será realizada com fragmentos virais trazidos hoje ao país pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas).

Também estiveram presentes na coletiva o pesquisador Rivaldo Barbosa e o chefe de gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcer Rangel. A chegada dos fragmentos deve aprimorar o protocolo de verificação. Até o momento, ponderaram os pesquisadores da Fiocruz, a prioridade é identificar a possível chegada do vírus, que ainda é pouco conhecido, no menor prazo possível.

Coronavírus: Número de mortes sobe para 170 na China

Todos os casos suspeitos do Brasil estão sendo avaliados pela instituição. O protocolo é molecular, chamado de RT-PCR, cujo resultado pode sair de 48h a 72h, ou até mesmo antes. Esse teste permite calibragens por parte dos especialistas, o que aumenta a precisão do diagnóstico.

Duas amostras de secreção do trato respiratório são retiradas de cada paciente suspeito para cada pessoa. Uma vai para o laboratório estadual e outra para a Fiocruz. O Ministério da Saúde poderá distribuir o diagnóstico dos casos suspeitos entre os outros dois grandes laboratórios, o Instituto Adolfo Lutz (SP) e o Evandro Chagas (PA).

Os pesquisadores ponderam que, caso a chegada do vírus ao Brasil seja confirmada, não é esperada uma epidemia nas dimensões da China, uma vez que não há um trânsito de pessoas como no caso da nação asiática, onde ocorre o feriado do Ano Novo Lunar, e o fato do inverno no Hemisfério Norte contribuir para que pessoas fiquem mais próximas umas das outras.

Ontem, o Ministério da Saúde anunciou que havia nove casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil, enquanto outros quatro já foram descartados. Nenhum foi confirmado até o momento. Os casos suspeitos foram registrados em São Paulo (3), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Paraná (1) e Ceará (1) e todos estiveram na China.

Ainda na quarta-feira, as secretarias de Saúde do Paraná e de Santa Catarina, no entanto, descartaram as suspeitas de infecção nos estados pelo novo coronavírus. Na manhã desta quinta-feira, a secretaria estadual de Saúde do Rio descartou o caso que havia sido notificado.

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados