O Hospital Universitário do Oeste do Paraná poderá contar em breve com um equipamento de ressonância magnética de última geração graças a uma emenda do deputado federal Evandro Roman (Patriota).
A ordem de pagamento no valor de R$ 3.500.000,00 foi emitida no dia 29 de outubro pelo Fundo Nacional de Saúde e o dinheiro já está depositado na conta da Unioeste.
“Com a liberação do dinheiro já podemos assinar o contrato com a General Eletric (GE) empresa fabricante e vencedora da licitação” informa Narciso Comissio, assessor especial da Reitoria da Unioeste. Ainda segundo ele, o prazo para instalação é de aproximadamente 120 dias, período que será necessário para preparar a sala e toda a estrutura, que exige, entre outros detalhes técnicos, que todo o local seja blindado com placas de silício para evitar o vazamento de ondas. “Nos adiantamos e esse estudo já está pronto; agora é só o tempo da preparação do local e a instalação do equipamento”, diz.
Médicos e pacientes ganham
Com a ressonância, o HUOP passa a ter condições de realizar um exame extremamente importante e preciso para o diagnóstico de diversas doenças, o que antes era feito fora do hospital e às vezes fora da cidade. “Com a ressonância dentro do hospital, os médicos terão maior agilidade no diagnóstico e os pacientes de toda a região ganham agilidade no início do tratamento”, enfatiza Comissio.