EMPODERAMENTO, EMPREENDEDORISMO E PROTAGONISMO CONECTAM JOVENS E MULHERES AO SICREDI
Cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP realizou os eventos Conexão Mulher e Conexão Jovem para promover a formação de lideranças e o cooperativismo.
Coordenados pela área de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Nossa Terra – cooperativa integrante do Sistema Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados, presentes em 22 estados brasileiros e no distrito federal, distribuídas em mais de 1,7 mil agências, em 112 cooperativas – os eventos “Conexão Mulher” e “Conexão Jovem” reuniram, aproximadamente, 800 participantes em torno das pautas: empoderamento feminino, protagonismo jovem e empreendedorismo cooperativo.
Com o intuito de estimular as questões propostas, o evento reuniu associados e não-associados dos vários municípios da área de atuação da Cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP, sob a orientação da equipe de Desenvolvimento do Cooperativismo. A proposta é, além de criar conexões entre os participantes e a instituição, mobilizar membros para o próximo mandato dos Comitês Mulher e Jovem, os quais desempenham a função de fomentar o surgimento de novas lideranças no cooperativismo de crédito.
A frente da programação dos encontros, a Presidente da Cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP, Maura Carrara, trouxe o cenário do cooperativismo no Brasil e no mundo, colocou em debate os princípios e valores do cooperativismo e apresentou aos presentes o Sistema Sicredi. Como convidados, na pauta “empoderamento feminino” participaram Ana Maria Pakes Pelegrini, expondo sobre suas vivências no cooperativismo e no Comitê Mulher, e Giustina Scalco, trazendo suas experiências acerca do papel das mulheres em posição de liderança. Na esfera do protagonismo jovem, Pedro Henrique Dantas, jovem empreendedor fundador de duas startups, falou de suas vivências no cooperativismo e sobre a dimensão socioeconômica do cooperativismo.
“Acreditamos que os Comitês Mulher e Jovem contribuirão para a cooperativa e para o cooperativismo de forma geral. Reunimos em nossos encontros, pessoas com diferentes pontos de vista, idades, gerações, de diferentes regiões e realidades e, portanto, com experiências e vivências distintas. A formação de novas lideranças, que atuem como multiplicadores e agentes ativos do empoderamento feminino, protagonismo jovem e empreendedorismo cooperativo é um grande diferencial de nossa proposta. Estamos convictos que iniciativas como essa devem gerar indivíduos mais cooperativos e comunidades mais sustentáveis”, pondera Cassia Franzao Esppiaci Salvalaggio, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Nossa Terra.
Todos os participantes foram convidados a se inscreverem nos Comitês Mulher e Jovem – grupos com gestão anual que têm como objetivo desenvolver lideranças e a multiplicar boas práticas do cooperativismo. A participação é voluntária e a escolha dos integrantes da gestão ocorre por meio da avaliação de currículos.
Comitê Mulher e Comitê Jovem
Alinhado às tendências mundiais, o Sistema Sicredi, na vanguarda das ações no Brasil, fomenta desde 2016 comitês de mulheres e jovens em suas cooperativas. Focados na sustentabilidade do empreendimento e na inclusão da diversidade, as cooperativas do sistema promovem a constituição e o desenvolvimento desses espaços de diálogo e de formação.
As integrantes do Comitê Mulher vivenciam o universo cooperativista do Sistema Sicredi por meio de formações, viagens técnicas e encontros cujo escopo visa o desenvolvimento pessoal, a atuação em projetos de impacto local e as trocas de experiências. As participantes têm ainda a possibilidade de se conectar à Rede Global de Mulheres, constituída por líderes em cooperativas de crédito.
Os participantes do Comitê Jovem, por sua vez, também recebem o investimento no seu desenvolvimento pessoal e são estimulados a desenvolverem projetos que possam ser exemplos de boas práticas e replicáveis. Os jovens fazem conexões com outras práticas, nacionais e internacionais, como a integração ao Conselho Mundial de Jovens Profissionais de Cooperativas de Crédito, reflexo do olhar objetivo aos futuros líderes cooperativistas.
Ambos os Comitês, Mulher e Jovem, têm mandatos de 2 anos, podendo os membros serem levados a reeleição. É importante que o pretendente tenha entusiasmo e disposição para se desenvolver e trabalhar pela comunidade e pelo cooperativismo.
Foto divulgação: https://we.tl/t-TLoTWj2mQK
Sobre nosso Sistema Sicredi
Somos mais de 4 milhões de associados e estamos presentes em 22* estados brasileiros e no distrito federal em mais de 1,7 mil agências, distribuídas em 112 cooperativas. Temos mais de 26 mil colaboradores e pelo 8º ano consecutivo, ficamos entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar segundo a revista Você S/A, somos o 1º lugar na categoria cooperativa de crédito e somos a 2º instituição financeira em crédito rural do país, pelo sétimo ano consecutivo, segundo ranking Melhores & Maiores da revista Exame. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.