Amanhã dia 9, haverá atendimento de cardiologista na Umuprev em Cafelândia
A cada dia se torna mais importante a realização do check-up cardiológico.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de doenças que afetam o coração são fatores que podem ser modificados, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida.
O check-up cardiológico auxilia no controle desses fatores e vai além. Identifica precocemente possíveis alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes dos sintomas.
Importante entender que estar assintomático não significa estar saudável do ponto de vista cardiológico.
Quando devemos realizar o check-up cardiológico?
• A partir da adolescência todos devem realizar avaliações clínicas, com medidas de pressão arterial, eletrocardiograma, e dosagens séricas de colesterol e glicemia, a cada 3 anos.
• Se houver histórico familiar de cardiopatias, ou se existirem exames alterados, o cardiologista pode solicitar outros exames, e aumentar a frequência das avaliações.
Pessoas com histórico familiar de fatores de risco devem realizar o check-up a partir dos 20 anos, e os exames devem ser sempre selecionados de maneira individualizada.
• Os homens a partir dos 45 anos, e as mulheres no climatério (menopausa), que não têm histórico familiar devem realizar check-up cardiológico anualmente;
• Todos aqueles que forem iniciar atividades físicas regulares, em qualquer idade, devem realizar uma avaliação cardiológica.
Atualmente existem vários exames disponíveis, cada um tem um objetivo específico, e muitos se complementam nas investigações.
Além do eletrocardiograma (exame barato e rápido, e considerado por muitos a extensão do exame físico cardiológico), um dos exames mais pedidos é o Teste Ergométrico, que, ao submeter o paciente a um estresse físico, consegue monitorizar sinais eletrocardiográficos de lesões semi-obstrutivas nas coronárias (artérias que irrigam o coração) e avalia arritmias e a pressão arterial durante a atividade física.
Outro exame bastante útil é o Ecocardiograma, um exame de ultrassom do coração, no qual conseguimos medir as estruturas cardíacas, o funcionamento do músculo e das valvas, e os fluxos de sangue que entram e saem do coração.
O MAPA 24h é utilizado para diagnosticar Hipertensão Arterial e avaliar terapêutica e o Holter avalia as arritmias cardíacas.
Entretanto, é muito importante que a avaliação seja sempre individualizada, ou seja, baseada no perfil clínico de cada um.