O prefeito e Assis Chateaubriand e presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Marcel Henrique Micheletto, participou em Brasília de reunião da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que decidiu pela realização de um grande protesto a ser realizado no próximo dia 5 de agosto, em frente ao Palácio do Planalto, com objetivo de chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff sobre a situação de penúria pela qual se encontram as prefeituras brasileiras.
"O governo federal não honra compromissos assumidos com as prefeituras, reduz substancialmente e gradativamente os repasses e empurra novas responsabilidades para as administrações municipais. Chegou a hora de dar um basta. A sociedade precisa saber que as prefeituras tentam fazer de tudo para melhorar a qualidade de vida do cidadão, mas a União, além de não fazer a sua parte, prejudica o nosso trabalho", destacou Marcel.
A mobilização que será realizada na Praça dos Três Poderes terá início às 9h e deve reunir milhares de prefeitos e prefeitas de todo o País. Além de expor a situação de abandono, os prefeitos querem cobrar os RAPs (Restos a Pagar), que em muitos casos possuem pendências de até dez meses. "As emendas que os deputados federais destinam aos municípios estão bloqueadas, o que torna o drama ainda maior. Estamos na UTI, cada vez mais perto da insolvência. Costumo dizer que o município é o primo pobre entes os entes da Federação. Pois agora é o primo miserável", acentua Micheletto. Segundo ele, a AMP está convocando os 399 prefeitos e prefeitas do Paraná para se somar a esse protesto e ajudar a chamar a atenção da Nação pela necessidade de revisão urgente do Pacto Federativo e retomada dos repasses de recursos às prefeituras.