A Secretaria de Saúde de Cafelândia, por meio do Nasf (núcleo de apoio a saúde da família), vem através deste informar que o Município se encontra em estado de alerta para o combate do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
Comunicamos que o estado do Paraná, neste momento, não possui veneno disponível. Desta forma, é necessário a eliminação de criadouros manualmente sendo a maneira mais eficaz para a eliminação dos ovos e larvas do mosquito transmissor.
Atualmente, os sintomas da dengue estão sendo atípicos (diferentes dos convencionais), portanto, além do combate manual faz-se necessário também cuidados como o uso do repelente.
O alerta se agrava porque uma mulher de 49 anos, Maria de Lurdes, faleceu ontem pela manhã em Cafelândia, quando estava sendo encaminhada à Cascavel por uma equipe do SAMU, mas faleceu antes de chegar ao Hospital. Ela teve dengue em 2003, quando morava na Bahia
Os médicos afirmam que a causa da morte foi a Dengue e já foram realizados exames, para confirmar a teoria.