Mark Cooper e José Luis Januário abordaram as expectativas para o produto Cobb e a importância da ventilação para os resultados
Durante a realização da 20ª edição do Simpósio Brasil Sul de Avicultura – SBSA, em Chapecó (SC), a Cobb-Vantress, Inc., uma das principais fornecedoras de matrizes de frangos de cortee serviços técnicos para o setor avícola, realizou um evento técnico paralelo que reuniu cerca de 250 participantes. No encontro, palestraram os especialistas Mark Cooper, diretor mundial de Produto da companhia, e José Luís Januário, especialista em ambiência para a América do Sul.
Mark Cooper, apresentação abordou os investimentos que a companhia tem feito para otimizar os resultados de produção de ovos , nas matrizes. Para o palestrante, o bom manejo realizado no Brasil tem se traduzido em maior estabilidade na produção total de ovos em comparação com outros países. Com relação a frangos de corte, Cooper destacou o contínuo investimento da companhia em crescimento e conversão alimentar com a utilização de tecnologias, que incluem a área de genômica. Também ressaltou o foco na qualidade da carne. “O rendimento é muito importante, mas precisamos nos atentar à qualidade deste rendimento”, explicou.
Segundo o especialista, a uniformidade é um aspecto fundamental para a conquista de melhor rendimento, citando o aumento de lucratividade por disponibilizar mais carne na faixa premium e de aproveitamento na desossa como fatores cruciais. “Também estamos focando em rusticidade das aves, para que ganhem mais saúde e viabilidade econômica, sem perdas no processo. Devemos sempre ouvir o cliente para que possamos oferecer o produto certo no momento certo”, explicou.
José Luis Januário abordou a importância da ambiência e da ventilação para a obtenção de melhores resultados zootécnicos em granjas da América do Sul. O especialista explicou que a ventilação está relacionada com aumento de qualidade de carcaça, melhor empenamento e a ausência de enfermidades. O cuidado com o aquecimento dos pintinhos nos primeiros sete dias de vida, assim como o aumento da refrigeração para frangos no verão, com a incidência correta de iluminação no plantel, também foram tópicos comentados por Januário. “O arranque inicial é fundamental para que os resultados sejam eficientes. Quanto melhor o aquecimento e a ventilação da granja na primeira semana, melhor será a conversão e os resultados”, afirmou.
O palestrante também apresentou os cálculos que devem ser feitos em termos de aquecimento, ventilação e umidade para cada faixa de idade da ave e as tecnologias disponíveis para ventilação e vedação das granjas. O oferecimento de condições iguais de desenvolvimento e alimentação para todas as aves do plantel também foi citado pelo especialista como ponto importante para a conquista da uniformidade. “A ave pode estar no melhor galpão, com a melhor equipe e o melhor manejo, mas sem a ventilação e o ambiente adequados não terá o ganho de peso esperado”, explicou.