“Precisamos de políticas que sejam eficazes para a saúde pública. Por este motivo, as conferências servem muito bem, para que possamos identificar onde e como melhorar, com as ações propostas”, disse a secretária Vanessa Olivato.
Uma das grandes demandas de todos dos governos Federal e Estadual, mas, principalmente, dos governos Municipais, é a saúde. E, com esse pensamento, de criar meios junto à sociedade, para melhorar a saúde pública, foi realizada, na última sexta-feira (29), a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Jesuítas.
O evento aconteceu nas dependências do CCMM – Centro de Convivência Moacir Micheletto e teve início às 13h, com um bom número de pessoas presentes, representando todos os segmentos da sociedade civil, eclesiástica e entidades, de Jesuítas.
Nesta edição, participaram, além da secretária municipal de Saúde, Vanessa Olivato, o vereador Valdeir Heleno Marrom (na oportunidade, representando o prefeito municipal, Junior Weiller, que estava sendo empossado, presidente da AMOP), o comandante do destacamento da Polícia Militar em Jesuítas, Subtenente Osmir Barbosa da Silva, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Arley Rogério Da Costa, o ouvidor da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, João Vanderlei Knorst, a advogada e palestrante, Clesiane Claudino da Silva Fonseca e a presidente da Comissão Organizadora da 13ª Conferência Municipal de Saúde, Jacqueline Sartori Faxo.
Vanessa destacou, em suas palavras, a importância do debate das políticas de saúde. “Toda a sociedade faz uso da saúde pública, daí, a importância de que toda a sociedade discuta políticas, que possam trazer novas ideias, para priorizarmos o que realmente será eficaz, ao enfrentarmos os desafios que nos chegam”. Marrom também seguiu nesta linha. “O que a saúde precisa, além de investimento real, é de ações, que a própria sociedade identifica, como prioritárias. Por isso, as conferências são tão importantes. Que nós possamos ter uma conferência bem proveitosa”, finalizou o vereador.
A advogada e palestrante, Clesiane Claudino da Silva Fonseca, que abordou em sua palestra o tema “Democracia e Saúde”, também falou sobre o momento que envolveu a sociedade.
“Através de ações como estas, é que podemos ter um sistema que garanta a todos, o direito à saúde de forma integrada. A consolidação do SUS, como sistema de saúde que, embora enfrente dificuldades, é necessária, porque o SUS, ainda é o melhor sistema de saúde que a sociedade brasileira já teve” disse Clesiane.
Na oportunidade, o ouvidor da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, João Vanderlei Knorst, também discorreu sobre o tema da conferência.
Também foi eleito o novo Conselho Municipal de Saúde, que ficou composto da seguinte forma:
· Arley Rogério Da Costa – Presidente;
· Vanessa Olivato – Vice-Presidente;
· Mirian Galante – Secretária;
· Antonio Longui Sobrinho;
· Evaldo José Coelho;
· Antônio Luiz P. Silva;
· João Machado De Brito;
· Antonio Casarini;
· Valdira Aparecida Eduardo;
· Crisley T. Reis;
· Francis Douglas Rodrigues Da Silva;
· Iraci Marquezoni;
· Jacqueline Sartori Faxo;
· Alcides Leonildo Braga;
· Francisco Martins Ramos;
· Neuza Batista R. Malagutti;
Curta a página do Portal O Novo Oeste no Facebook, e receba as principais informações que acontecem na região Oeste do Paraná