Nesta quinta-feira, 28, a terceira turma se formou pelo Programa Gestão na Propriedade, ofertado pela Copacol em parceria com o Sescoop-Pr (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná) , aos jovens cooperativistas e suas famílias. O objetivo é potencializar as gestões nas propriedades rurais com foco nas atividades de integração e também agricultura.
Aproximadamente 18 pessoas participaram desta edição do programa, cuja proposta é auxiliar os produtores no planejamento, elaboração do plano de ação, a definição de metas para melhorias das atividades e o gerenciamento dos resultados.
A metodologia do programa não se resume apenas nas aulas ou visitas às propriedades, mas no dia a dia de cada um dos participantes, como destaca o instrutor Ervino Voigt. “Este é um trabalho de melhorias e contínuo. Fazer o diagnóstico da propriedade, traçar um plano de ação e colocar em prática exige dedicação diária para que os resultados sejam positivos”, explica Ervino.
O desafio para os participantes foi organizar a gestão através do planejamento dos investimentos, da elaboração de planilhas para controle de custos e resultados, indicadores de qualidade e produtividade, entre outros.
Durante o encerramento, foram apresentados os resultados de cada um dos trabalhos realizados ao longo do programa, destacando as mudanças, melhorias e as perspectivas para a continuidade dos projetos.
Este foi o caso do jovem Rogério Effting, de Cafelândia, que trabalha junto com os pais Rodolfo e Luzia Effting, no sítio da família. Eles mantém na propriedade a produção de 1.200 suínos e uma área de 7 alqueires destinados para as culturas de milho e soja, além de um pequeno rebanho vacas leiteiras.
Para ele é importante ter o controle de todas as despesas e os investimentos. “O curso contribuiu bastante com as nossas atividades, até mesmo com as despesas da casa. Agora nós precisamos dar continuidade neste processo de melhorias e manter nossa qualidade de vida aqui no sitio“, destaca Rogério.
Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste do Paraná