Portal O Novo Oeste - Bayer e Unicamp firmam acordo para pesquisas voltadas à agricultura tropical
Portal O Novo Oeste
Jonh Deere
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Cafelândia
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Bayer e Unicamp firmam acordo para pesquisas voltadas à agricultura tropical


18/02/2019

Bayer e Unicamp firmam acordo para pesquisas voltadas à agricultura tropical

Tecnologias inovadoras para agricultura tropical serão os focos da colaboração

A Bayer e Unicamp firmam acordo de colaboração com intuito de desenvolver soluções voltadas à agricultura tropical, que possam contribuir para o aumento da produtividade do agronegócio brasileiro.

A universidade é um dos principais polos de inovação científica do Brasil, com mais de mil patentes vigentes e cerca de 100 contratos de licenciamentos em quase 600 empresas afiliadas.

A parceria pode durar até dez anos e ter o contrato renovado para estudos que englobam primordialmente as culturas da soja, milho e cana-de-açúcar, mas que pode ser aproveitado para demandas de outros cultivos e tecnologias inovadoras.

A tecnologia está presente no dia a dia de todos os ramos de atividade, e na agricultura se faz cada vez mais necessária.

Sementes, defensivos, fertilizantes, equipamentos e serviços que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio possuem tecnologia de ponta e muitas vezes são invisíveis aos olhos humanos, mas eficientes para o resultado que chega à mesa do consumidor. "A agricultura 4.0 é uma realidade e a Bayer, como uma empresa de pesquisa e desenvolvimento, entende que parcerias como essa podem ajudar a descobrir novas soluções. A agricultura precisa de tecnologia para se fortalecer e, para este desafio, existem muitas possibilidades e caminhos que podem ser seguidos", avalia Dirceu Ferreira Jr., diretor do Centro de Expertise em Agricultura Tropical da Bayer (CEAT).

A parceria vai se iniciar com a prospecção de pesquisas e tecnologias do portfólio de patentes da Unicamp nas áreas de atuação da empresa.

Essa busca será realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual da Universidade, bem como por negociar e intermediar as parcerias da Universidade com o setor empresarial. "Nossa expectativa é identificar um grupo de tecnologias que possamos licenciar para a Bayer, de maneira a trabalhar em colaboração com a empresa para o desenvolvimento de novas soluções que impactem positivamente no setor agrícola brasileiro", afirma o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Newton Frateschi.

Em médio e longo prazos, o agricultor terá acesso aos benefícios das pesquisas entre a empresa e universidade. São tecnologias que serão desenvolvidas para ajudar a produção, aumentar a produtividade e ofertar mais alimentos ao consumidor final.

"A agricultura tropical enfrenta inúmeros desafios e cada cultura tem sua particularidade de manejo, pragas e doenças que influenciam no desenvolvimento e produtividade das lavouras. Tecnologias que possam ajudar a identificar focos de resistência, seja de plantas daninhas, insetos ou até mesmo o aumento da eficiência de produtos, é, por exemplo, algo que buscamos para subsidiar os agricultores", explica o diretor da Bayer.



Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste do Paraná

https://www.facebook.com/onovooeste/

Unimed Cascavel lugar da unica
Avesui
BioNova
Corbélia
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan