O acordo entre a binacional e os governos será assinado amanhã dia 21, pelos presidentes dos países
O acordo será assinado em Foz do Iguaçu e vai contar
com a presença do presidente brasileiro Michel Temer e do presidente paraguaio Mario Abdo Benítez.
Segundo a hidrelétrica, o custo total das duas obras será de US$ 270 milhões – o equivalente a pouco mais de R$ 1 bilhão.
Uma das pontes será construída sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, e a outra sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho (MS), e Carmelo Peralta.
Atualmente, a Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, é a principal ligação entre os dois países.
A construção das pontes com recursos de Itaipu foi autorizada por parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) assinado na segunda-feira (17).
Segundo a AGU, “as duas obras fazem parte de acordos internacionais celebrados entre os dois países, mas ainda não foram realizadas em razão de restrições orçamentárias”.
Pelo acordo, a parte paraguaia da usina financiará a construção da ponte no Mato Grosso do Sul e a brasileira entrará com recursos para a ponte em Foz do Iguaçu.
Os projetos devem ficar a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). A previsão é que os processos sejam iniciados em 2019.
Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste do Paraná