Vários abatedouros de aves do Brasil receberam uma missão de autoridades mexicanas em agosto deste ano, que realizaram uma auditoria nas plantas
O abatedouro da Copacol em Cafelândia já realizava a exportação de frango, onde em 2017, foi a planta que mais vendeu frango no Brasil para o México e atualmente destina uma média de 700 toneladas por mês de produtos.
Aproveitando esta oportunidade comercial, a Unitá Cooperativa Central, com sede em Ubiratã, que produz frango com a marca Copacol, também foi habilitada para o mercado mexicano.
Serão destinados da Unitá para o México assim como é realizado na Copacol, cortes de frango com destaque para o filé de peito e os volumes vão ser destinados conforme a demanda dos clientes e da Central.
Cenário no Brasil
A divulgação da habilitação foi realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que recebeu o comunicado nesta semana sobre a habilitação de 26 novos estabelecimentos para exportação de carne de aves ao México.
Essa medida representa aumento de 130% no número de plantas brasileiras agora aptas a exportar carne de aves àquele destino, que chega ao total de 46.
“A expectativa é que a habilitação de novas plantas permita a retomada da tendência de ampliação nas exportações brasileiras de carne de frango para o México”, comentou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Silva.
Em dados de janeiro a outubro de 2018, os envios somaram US $ 138 milhões, ante US $ 185 milhões, em 2017.
O México produz 3,9 milhões de toneladas de carne de frango por ano e importa mais 640 mil toneladas, ou 13,4% do seu consumo. Os principais fornecedores são Estados Unidos, Brasil e Chile.
Além dos resultados obtidos no que se refere às plantas de carne de frango, está sendo discutida a vinda, ainda em 2018, de outra missão mexicana ao Brasil – desta vez para avaliar a ampliação do número de estabelecimento habilitados a exportar carne bovina.
Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste do Paraná