O produtor foi destaque mundial ao atingir um índice de 164,94 pintainhos por matrizes
A Copacol que há mais de 36 anos atua no setor de aves e domina toda a cadeia produtiva, que começa nos matrizeiros de recria e nos matrizeiros de produção de ovos férteis em parceria com os produtores integrados.
Entre os vários produtores que atuam neste sistema, está o cooperado, José Clóvis Berté, que com o filho, Daniel Clóvis Berté, há mais de 13 anos trabalham com a produção de ovos férteis na propriedade da família, localizada na comunidade de Palmital, Nova Aurora.
Além de Daniel, na granja Berté, os cuidados do dia a dia com as aves ficam a cargo de oito colaboradores, que se revezam nos trabalhos em três galpões que ao todo somam 28 mil matrizes e três mil galos.
No último lote que em média tem duração de 10 meses, o produtor foi destaque mundial com a linhagem Hubbard, ao atingir um índice de 164,94 pintainhos por matrizes, com fechamento de 66 semanas, além de atender também todos os índices de produção que se pode alcançar em um núcleo de matrizeiro de produção.
Segundo Daniel esses bons resultados se devem a vários fatores, que se inicia na genética das aves, passa por todo um processo e critérios nos matrizeiros de recria da Cooperativa até chegar ao produtor para a produção.
“Aqui na propriedade sempre procuramos atender todas as normas estabelecidas pela Copacol. Nos últimos anos fizemos grandes investimentos em novos galpões e instalamos equipamentos de última geração, capacitamos e rotineiramente instruímos nossos colaboradores quanto aos manejos que devem ser praticados e acima de tudo somos muitos criteriosos com as questões sanitárias, pois vemos que é uma somatória de ações que devem ser praticadas no dia a dia para chegarmos aos bons resultados”, destaca Daniel.
Ele destaca também o apoio da Copacol através da equipe técnica e veterinária, que sempre acompanha o desenvolvimento das aves e repassa as orientações de como os manejos devem ser praticados, pois para Daniel os bons resultados obtidos e o recorde mundial, é resultado de um trabalho onde cada um faz a sua parte, ou seja, é uma somatória de esforços.
“Estamos felizes e satisfeitos com essa atividade que a Cooperativa deu a oportunidade de integrarmos, agradecemos também o atendimento diário da equipe técnica, porque do contrário seria praticamente impossível, mesmo com toda a estrutura que temos, atingir esses bons índices”, enaltece José Clóvis Berté.
Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste do Paraná