Na noite desta segunda-feira (11), com a Câmara de vereadores de Cafelândia lotada, principalmente por pessoas ligada a área da saúde, confirmaram a segunda votação que também foi por unanimidade. Agora o título de utilidade pública precisa ser aprovado pelo prefeito, depois pelo estado e então pelo governo federal para estar apto para dirigir e receber recursos de todas as esferas para hospital municipal de Cafelândia.
Confira na integra a matéria veiculada pelo O Novo Oeste sobre o Assunto:
Instituto Kiara é criado com o objetivo de assumir hospital municipal de Cafelândia
Em sessão realizada na última segunda-feira (5), a os vereadores de Cafelândia aprovaram por unanimidade em primeira votação, a criação do Instituto Kiara, com objetivo de assumir os trabalhos realizados no futuro hospital municipal.
O requerimento com data do dia 30 de abril de 2015, foi colocado em votação no dia 5 de maio, qual solicita a concessão do Título de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Kiara, para assumir os trabalhos no prédio do qual está sendo construído o hospital municipal.
O hospital Kiara de Cafelândia, atualmente é particular, conveniado com o SUS (Sistema Único de Saúde), sendo nesta modalidade não é possível receber recursos públicos de nenhuma esfera para investimentos.
"Chegamos em um momento que está inviável manter os trabalhos aqui no hospital. Em conversa com autoridades, tivemos à conclusão de que com a abertura deste instituto, ao torna-lo de utilidade pública, seria uma forma de poder receber recuso público ou também voluntários, como aconteceu no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, do município de Assis Chateaubriand", comenta a Diretora do Hospital Kiara, Edna Kiara, que declara que, caso não seja concretizado esta ação, será necessário fechar o único hospital em atividade de Cafelândia.
Ainda de acordo com Edna, com a criação do Instituto, irá proporcionar melhor qualidade de atendimento, como também aumentar os números de leitos, especialidades e de profissionais.
Atualmente o hospital faz plantão 12 horas por dia (a noite), no final de semana e feriados. Caso ele feche, quem teria que assumir, seria a secretaria de saúde, sendo que o hospital mais próximo é no município de Corbélia.
A vereadora presidente da Câmara Municipal de Cafelândia, Terezinha Hellmann, disse ser uma iniciativa muito válida, tornar utilidade pública o Instituto Kiara; "Desta forma seria possível receber recursos públicos e ajuda de instituições filantrópicas como da ASMAC (Associação Mãe Consolata). Então precisamos encontrar meios para a população ser atendida e esta foi uma opção da qual foi apresentada para nós", disse a presidente.
A Asmac é uma associação que foi criada para gerar recursos em prol do hospital, porém, como as obras estão muito lentas, a Asmac também não realizou mais iniciativa para arrecadar mais recursos. De Acordo com Terezinha, que faz parte da Asmcac, existe R$ 160 mil na conta para ser utilizado quando concluído o hospital. Que já poderia ter sido concluída a obra física, porque está disponível dinheiro para esta finalidade (cerca de R$ 1 milhão e 200).
O Dr. Culestino Kiara, comentou sobre a ação; "Tentamos viabilizar o Instituto Kiara, porque Cafelândia já perdeu muita coisa por causa da ?política? e quem sofre com isso é a população. Eu estou aqui prestando serviços há 13 anos, noto que a saúde está regredindo pelo mesmo motivo. Então resolvemos criar este instituto para atender tanto pessoas carentes pelos SUS, como também através de convênios", destaca Culestino.
O Vice-presidente da Câmara de Vereadores Adilson Alvez Garcia (Dil), comentou sobre a iniciativa; "A situação de saúde de Cafelândia é bastante delicada, então este é um meio positivo do qual temos para solucionar parte de um grande problema da qual a população vive atualmente. Eu que representando tanto o poder legislativos quanto os trabalhadores em cooperativa, sei da importância de buscar melhores condições de atendimento a nossa população. Por isso acredito que ao ser criado a instituição de utilidade pública, poderemos fiscalizar melhor e também receber mais apoio", comenta Dil.
Em contato com a administração pública de Cafelândia, foi relatado que o projeto está sendo analisado junto com órgãos responsáveis pelo assunto. De acodor com o prefeito Valdir Andrade da Silva (Bugrão), quando o hospital ser finalizado a obra física, então será aberta a inscrição para que qualquer instituição ou empresa possa concorrer para assumir os trabalhos do hospital. Em relação ao atrasado das obra, foi afirmado que a empresa responsável pela construção, quebrou o contrato e atrasou os trabalhos, qual foi notificada pela Caixa Econômica e tem o prazo para até o final deste ano de 2015 para a conclusão.
O Título de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Kiara, passará por segunda votação na Câmara de Vereadores, para então poder ser sancionado pelo prefeito.
Por Jornalista
Edison Triches