Diante da repercussão de um vídeo, postado por internautas em grupos de whatsapp e facebook, no último fim de semana, no qual um familiar de uma criança expõe uma possível negligência de atendimento, por parte do sistema único da saúde – SUS -, o município de Nova Aurora, através da secretaria de Saúde, por meio desta nota, vem esclarecer os munícipes.
O vídeo, filmado dentro de um quarto hospitalar, critica a negligência de atendimento e a demora no mesmo.
Em contato com a equipe do Pronto Atendimento da secretaria de Saúde e do Hospital, citado no vídeo, foi averiguado que a criança recebeu os atendimentos necessários, quando procurado pela família e diante da sintomatologia inespecífica, uma vez que os sintomas apresentados são comuns a várias patologias diferentes, foram solicitados exames que ainda não tinham elucidado o caso, tendo sido optado pelo internamento para que exames mais complexos pudessem ser realizados e assim esclarecer o diagnóstico.
O tempo decorrido entre o internamento, a realização dos exames, a liberação do laudo e a solicitação do leito cirúrgico transcorreram dentro dos prazos previstos nos protocolos de atendimento médico.
Em contato com o Hospital, citado no vídeo, o responsável nos informou não compreender o motivo da criança estar em uma cadeira, pois a mesma havia sido alocada em um leito padrão. Em relação ainda aos comentários relatando a possível falta de transporte, a secretaria de Saúde nos informou que o mesmo é inverídico e que assim que solicitado o mesmo foi colocado à disposição do paciente.
Diante dos fatos, o município de Nova Aurora, bem como a secretaria de Saúde lamenta o ocorrido e trabalha para que situações como essa não voltem a acontecer. Em relação as críticas, referidas ao SUS, o Sistema é construído por seres humanos, passíveis de falhas, porém, que lutam e batalham diariamente para que essas falhas sejam as menores possíveis.
Curta a página do O Novo Oeste no Facebook, e receba informações do que acontece na região Oeste do Paraná