Como pagar menos tributos? Essa é a pergunta que todos os empresários se fazem diariamente e geralmente não encontram respostas. Para tentar reverter esse cenário, Miguel Santiago Silva Filho, consultor do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) da CNI (Confederação Nacional da Indústria), esteve no Sinduscon/Paraná-Oeste nesta quarta-feira (17) para ensinar os empresários associados a avaliar melhor os sistemas de tributação existentes no Brasil e como se adaptar a eles, tornando suas empresas mais competitivas.
Miguel iniciou o curso, que percorreu a manhã e à tarde desta quinta, explicando os detalhes sobre os três regimes tributários existentes no governo brasileiro: Lucro Presumido; Lucro Real e Simples Nacional. O objetivo foi apresentar todos os detalhes de cada modelo para que o industrial avalia da melhor forma possível. "A empresa precisa de adaptar a cada escolha e, se ela for bem feita, pode sim reduzir os custos com impostos", disse.
O curso está sendo realizado em todo o Brasil e o consultor explicou que a CNI busca uma conscientização da classe pelo país, além de estimular o associativismo. "O fortalecimento do sistema associativista é o caminho para diminuição dos impostos. Nós podemos diminuir os pagamentos dentro do que é ofertado hoje pelo governo".
A colaboradora do setor administrativo da BC Construtora, Carla Fernandes, participou do curso. Ela gostou da didática do palestrante e acredita que o treinamento agregou bastante para o setor dentro da empresa.
A assistente financeira e de RH (Recursos Humanos) da Planwork Engenharia, Dayane Dall Onder, gostou do curso e da abordagem do palestrante, que já começa com a pergunta "como pagar menos tributos?". Ela acredita que é possível diminuir a carga tributária. "O empresário precisa querer. O Miguel nos ensinou que é possível sim buscar uma solução".
Vista Publicidade e Propaganda