Negócios informais terão espaço para a legalização e auxílio para participar de licitações do município
Foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira (26), a Sala do Empreendedor, que fica no mesmo local onde é a Agência do Trabalhador e Banco do empreendedor, na avenida governador Moysés Lupion nº 315, Sala 1.
Os trabalhos prestados são o de legalizar e orientar novos MEI (Microempreendedor Individual) e empresas de pequeno porte.
Quando um empresário, que antes estava na ilegalidade, se torna um MEI, ele possui várias vantagens, como a abertura de conta bancária, emissão de notas fiscais, o registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), isenção de tributos federais e pedido de empréstimos, o que pode facilitar a ampliação do negócio.
A abertura da sala é uma parceria com o Sebrae que ajuda na organização e melhoria da gestão das novas empresas. Assim que houver demanda serão oferecidos cursos de capacitação para novos empresários.
Com a abertura da sala, as empresas de pequeno porte vão poder, por meio da Lei nº147/2014, ser orientadas a participar de licitações em órgãos públicos entre outros tipos de orientação.
Para ser um MEI, o empresário pode faturar até no máximo de R$ 60 mil por ano e não pode ter participação em outra empresa.
Ouça a entrevista com Gestor de Politicas Publicas, Adair S. Mattioni:
https://soundcloud.com/edison-triches/gestor-do-sebrae
O prefeito Bugrão também destacou a importância dos trabalhos prestados:
https://soundcloud.com/edison-triches/prefeito-sala-do-empreendedormp3