Promovido pela Itaipu Binacional na cidade de Foz do Iguaçu, o WorkShop de Melhores Práticas de Educação Financeira, foi realizado ontem dia 6, e contou com a participação de 3 colaboradoras da Secretaria de Educação e Cultura.
Durante o evento foram debatidos e apresentando projetos destinado às escolas municipais do Ensino Fundamental, que serão patrocinados pela a Itaipú para os municípios da região da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).
A iniciativa é da Diretoria Financeira da usina, sob a responsabilidade de Marcos Stamm, e terá como coordenadora a professora Débora Talga Weiller, que fará a apresentação dos trabalhos aos prefeitos associados.
Segundo Débora, o programa utiliza como princípio básico a informação repassada de professores a alunos da rede pública municipal, no sentido de reforçar valores que criem bases para que os pais aprendam a lidar com dinheiro. Para isso, os professores serão qualificados a respeito, participando de curso com duração de 16 horas, com material e estrutura pedagógica cedidos pela Itaipu.
"A multiplicação das informações para a família é a principal ferramenta de difusão destas informações", relata Débora. Segundo ela, a Educação Financeira será inserida na grade curricular como disciplinar regular do currículo básico, tendo aulas presenciais uma vez por semana. Inicialmente, 25 municípios vão aderir ao sistema, mas a intenção é ampliar a proposta para os 52 municípios do Oeste do Paraná.