Mais uma vez o cooperativismo ficou evidente durante a solenidade de premiação do Programa Cooperjovem, realizada nesta sexta-feira, dia 22, em Cafelândia pela Copacol em parceria com o Sescoop/PR e os municípios da região da Cooperativa.
Mais de 560 alunos dos 4º anos das escolas, escreveram redações ressaltando a importância da cooperação.
Neste ano, o tema abordado foi "A força da cooperação na construção de um mundo melhor. O que aprendi com o cooperativismo?".
Participaram do Cooperjovem em 2017, os alunos das escolas municipais Nilza de Oliveira Pipino (Formosa do Oeste), Professora Aparecida Rodrigues Carneloz (Iracema do Oeste), Fernando Esser, Eugênio Mezzon, Santos Dumont e Custódia Colbacho Tragueta (Nova Aurora), e também as escolas Jardim Primavera, Cecília Meireles, Liduína Alves Gondim Primo, Ladislau Chicórski, Monteiro Lobato, Daniel Portela, José Jesus Cavalcante e Onive Dos Santos (Goioerê).
Os vencedores atenderam aos critérios de avaliação como criatividade, conteúdo coerente ao tema, originalidade, clareza, sequência de ideias e vocabulário. São eles, Isabella Valotto Fregulia, da Escola Nilza de Oliveira Pipino, de Formosa do Oeste; A aluna Rafaely Mendes Vieira, da Escola Custódia Colbacho Tragueta, de Nova Aurora, e Sophia Parandiuc de Oliveira, da escola José Jesus Cavalcante, de Goioerê.
Durante a cerimônia, o presidente da Copacol, Valter Pitol, parabenizou todos os alunos pelo esforço, dedicação e por enaltecerem os princípios do cooperativismo.
"Nossa preocupação é contribuir para a formação dessas crianças, formando cidadãos de responsabilidade. Há 11 anos a Copacol desenvolve o programa em parceria com o Sescoop e os municípios, porque acreditamos em um mundo muito melhor a cada dia", enalteceu Valter.
O secretário de Educação de Goioerê, José Torres, agradeceu o apoio da Copacol e ressaltou outros projetos desenvolvidos no município, como o Apoio Cultural, Proerd e o Busão da Imaginação, além dos investimentos empresariais como o supermercado, unidade de recebimento de grãos e o incubatório.
"A Copacol sempre esteve presente em nosso município e tem contribuído muito para o desenvolvimento de Goioerê. Somos privilegiados por poder contar com todos esses projetos sociais e educacionais, que formam cada vez mais crianças de bem", destacou Torres.
Programa
O Cooperjovem é realizado na Copacol desde 2006 e até agora já atendeu mais 8,4 mil crianças e capacitou 1.054 professores. Todos os anos as escolas desenvolvem projetos que envolvem a comunidade em que estão inseridas, proporcionando mais educação, conscientização quanto aos cuidados com o meio ambiente, cooperação mútua e qualidade de vida para toda a comunidade, por meio dos projetos desenvolvidos.