Os alunos que estudam no quarto ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Nova Aurora, estão participando do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência). Além da escola Fernando Esser, participam do programa as escolas, Santos Dumont, Eugênio Mezzon e Custódia Colbacho Traguetta de Palmitópolis.
O Proerd é um programa da Policia Militar, e é desenvolvido em parceria com a Copacol e as secretarias de Educação dos municípios da área de atuação da Cooperativa.
Na última quinta-feira (06), foi realizada na Escola Fernando Esser, cerimônia que oficializou o programa na referida instituição.
De acordo com o soldado Ednaldo Cometa Nunes, responsável pela execução do programa nas escolas, são várias atividades, inclusive com a participação da família que é muito importante. "A cada semana que passa a gente percebe que eles se integram mais, aproveitam ainda mais as atividades", explica o soldado.
Ele falou também que a idéia da parceria é fazer com que no final do curso, as crianças possam saber ou pelo menos ter uma noção do seu papel de cidadão perante a sociedade, bem como se manter distante das drogas.
Para a diretora da escola Neuzeli Pascoato do Oliveira, O programa na escola já está na quarta aula, é muito bem-vindo, uma vez, que contribui com aquilo que já vem sendo trabalhado com o aluno no dia a dia, nas questões de violência e resistência às drogas e, esta parceria com a Copacol e a Polícia Militar, é fundamental para o desenvolvimento educacional destas crianças.
"Os alunos sempre esperam por este dia aqui na escola, onde o Proerd é trabalhado nas quintas-feiras. Para eles é um dia diferente, a gente percebe a diferença nos alunos através dos comentários em sala de aula e a participação dos mesmos durante a execução do programa", comenta a educadora.
A diretora enaltece a iniciativa da Cooperativa, que todos os anos tem buscado as escolas dos municípios de sua área de atuação junto com a Polícia Militar, para tornar o futuro destas crianças mais humano e menos violento.