Portal O Novo Oeste - Colégio do Campo faz manifesto contra fechamento de turno em Cafelândia
Portal O Novo Oeste
Cafelândia
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Copacol Supermercados

Colégio do Campo faz manifesto contra fechamento de turno em Cafelândia


17/03/2016

Na manhã desta quinta-feira (17), profissionais da educação e alunos do Colégio Estadual do Campo Benjamim Antônio Motter, do distrito de Central Santa Cruz de Cafelândia, participaram de um manifesto na Praça Brasília em virtude do apoio do manifesto nacional e principalmente para comunicar e reivindicar a reabertura de turno vespertino que foi fechado pelo Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Veja a carta na integra que o colégio divulgou;
"A Legislação da Educação do Campo assegura a oferta ao educando de todas as modalidades de ensino, no lugar onde se vive, com qualidade e dignidade, porém, no dia 12 de fevereiro deste ano (2016), o Colégio Benjamim Antônio recebeu a notícia do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, via e-mail, do fechamento do turno vespertino deste estabelecimento de ensino, e o remanejamento dos alunos do 6º e 7º anos para o período da manhã. No entanto, pela manhã, o colégio não possui salas de aula suficientes para acomodar os alunos, que passaram a utilizar as salas da Educação Infantil da Escola Municipal Manoel da Nóbrega, causando transtorno para ambas as escolas.
O fechamento do turno vespertino, além de deixar de garantir a dignidade de dos educandos de estudar em uma sala bem arejada e mobiliada conforme a ergonomia corporal secciona o trabalho qualitativo que se desenvolve em conjunto pela comunidade escolar na união das famílias das duas escolas.
As escolas, tanto a Estadual quanto a municipal de Central Santa Cruz trabalham o desenvolvimento da criticidade e criatividade de seus alunos, onde em concursos de redação com temas de opinião eles se destacam em nível de município, demonstrando a qualidade do ensino do estabelecimento. As escolas de Central tiveram o reconhecimento em nível estadual, representando o município, com o Projeto Valorizando o Lugar onde Vivo.
As duas escolas se destacam em projetos e práticas desenvolvidas em dualidade administrativa, com a mesma ideologia, e com o intuito de realmente emancipar o educando que nela está inserido.
Além disso, a comunidade escolar luta contra o fechamento do turno vespertino, pois o Colégio Benjamim Antônio Motter recebe alunos de segunda à sexta-feira no período da tarde, nas atividades do projeto de xadrez, projeto da horta da escola e na sala de recursos multifuncional. À tarde, o colégio tem em funcionamento a secretaria, serviços gerais e cozinheira, tem alunos e professores, no entanto, o Colégio "funciona" apenas no turno matutino. Assim sendo, a comunidade não entende o porquê deste fechamento.
Número de alunos por turma, reprovação, rotatividade de alunos no colégio, faltas nos dias de muita chuva não é justificativa para fechamento de turno. Segundo a direção e professores no colégio Benjamim trabalha-se visando a qualidade no ensino, "somos pessoas e não números. Somos amparados por lei pela legislação da Educação do Campo".
A chefe do Núcleo Regional de Ensino de Cascavel se recusou a receber a direção do colégio, professores e APMF para diálogo e maiores esclarecimentos.
Neste momento, o colégio Benjamim Antônio Motter necessita da reabertura imediata do turno vespertino, para que possa atender os alunos com qualidade e dignidade".
Ouça entrevista com a professora Simone Carina Gehlen:
https://soundcloud.com/edison-triches/prof-simone-carina-gehlen
DSC_1608 DSC_1609 DSC_1612 DSC_1615
 
 
 
 

Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Unimed
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
Copacol Supermercados