Portal O Novo Oeste - Sócio fundador da Copacol André Willibaldo Hanauer falece neste sábado em Cafelândia
Portal O Novo Oeste
Ubiratã
Jesuítas
Alep
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Ubiratã
Copacol Supermercados

Sócio fundador da Copacol André Willibaldo Hanauer falece neste sábado em Cafelândia


27/06/2026

Sócio fundador da Copacol André Willibaldo Hanauer falece neste sábado em Cafelândia

Faleceu em Cafelândia o senhor Andre Wilibaldo Hanauer, 91 anos de idade.

Seu corpo está sendo velado na Capela Bom Jesus de Cafelândia.

O sepultamento será no dia hoje dia 27, ás 17 horas no Cemitério Municipal de Cafelândia.

Andre deixa filhos, netos e bisnetos.

Sócio fundador da Copacol

Veja a matéria produzida pela Copacol no especial de 60 anos da Cooperativa, que relatou um pouco da história do senhor Andre Wilibaldo Hanauer.

Há vidas que se escrevem com a tinta da coragem, do trabalho silencioso e do amor desmedido pela família. A trajetória de André Hanauer foi, do início ao fim, uma dessas raras e belas histórias. Deixar o solo natal de Aratiba, no Rio Grande do Sul, e partir rumo ao desconhecido Oeste do Paraná em 1959 não era apenas uma mudança geográfica; era o salto de fé de um homem que trazia nos olhos o brilho da esperança e, nos braços, a força para construir um futuro.

Ao lado de sua esposa, Maria com quem partilhou as dores e as maiores alegrias da existência até a despedida dela em 12/06/2022, Seu André enxergou em Cafelândia o solo fértil onde fincaria suas raízes.

Juntos, eles não apenas acreditaram na promessa de uma terra que ainda estava sendo desbravada, mas se tornaram parte viva dos alicerces daquela comunidade. Com a fé que sempre o guiou, motivado pela instalação da Igreja Católica local, ele deu vida à sapataria da família: um espaço de conserto e venda de calçados que calçou os primeiros passos de tantos outros pioneiros.

Do Ofício de Sapateiro à Nobreza da Terra

Seu André foi o sapateiro que sabia o valor de cada passo, mas foi também o agricultor que compreendia o tempo de Deus e da natureza.

Com o passar dos anos, as ferramentas da sapataria deram lugar ao cabo da enxada e ao trato com a terra. Os primeiros cinco alqueires na Campina transformaram-se, com suor e dedicação redobrada, em oito alqueires na saída para Palmitópolis.

Ele viu a luz chegar, a cidade crescer e a floresta dar lugar ao progresso. Mais do que testemunha, ele ajudou a erguer a barragem da usina local, investindo do próprio bolso no pagamento de trabalhadores para que a comunidade prosperasse. Sua história confunde-se com a própria história dos 62 anos da Copacol, cooperativa da qual tanto se orgulhava de fazer parte.

O Maior dos Cultivos: Uma Família Unida

Contudo, a maior e mais rica colheita de André Hanauer não se mediu em alqueires, mas sim no calor do seu lar. Pai de dez filhos — sete homens e três mulheres —, ele soube, junto com Dona Maria, semear no coração de cada um os valores da honestidade, da união e da dignidade. Criar uma família numerosa em meio aos desafios de uma terra em desbravamento exigia mais do que sustento material; exigia um exemplo inabalável de caráter. E esse exemplo ele deu ao longo de seus honrados 91 anos de vida.

As mãos que consertavam calçados

Foram as mesmas que cultivaram o chão,

Que acolheram dez filhos amados

E ergueram uma linda história de união.

O pioneiro partiu, o dever cumprido,

A saudade agora faz morada no peito,

Mas seu nome jamais será esquecido,

Guardado para sempre com amor e respeito.

A Eterna Gratidão

A partida de Seu André deixa um vazio imenso, a saudade dolorosa de quem era o pilar e a memória viva de tempos heroicos. Mas, acima de tudo, deixa uma herança espiritual e moral indestrutível. Ele reencontra agora o Criador, deixando na terra a certeza de que sua missão foi plenamente cumprida. Cafelândia perde um de seus grandes pioneiros; a família perde o seu porto seguro.

Fica, eternizada, a gratidão de seus filhos, netos, bisnetos e de todos os que tiveram a honra de caminhar ao seu lado.

Com profundo amor e eterna saudade, sua família e descendentes.

André Willibaldo Hanauer 17/04/1935 - 27/06/2026.



Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as notícias exclusivas:

O NOVO OESTE 💻📱👇 https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNW...

LINK DO GRUPO NO WHATSAPP

DO O NOVO OESTE 📲👇

https://chat.whatsapp.com/IvTpg64LzyYGhrDDmdSUIy


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan