Portal O Novo Oeste - Veja os motivos que levaram a abertura do processo de cassação de vereador em Cafelândia
Portal O Novo Oeste
Jesuítas
Alep
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Ubiratã
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Veja os motivos que levaram a abertura do processo de cassação de vereador em Cafelândia


22/06/2026

Veja os motivos que levaram a abertura do processo de cassação de vereador em Cafelândia

Após um Veículo de comunicação ser atacado em uma sessão da Câmara de Vereadores de Cafelândia de forma criminosa pelo Vereador Rodrigo Accordi, e ainda o mesmo, mandar um áudio com xingamentos e ameaças ao responsável do veículo em um grupo de Whatsapp, foi feito um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Nova Aurora e foi protocolado, um pedido de quebra de decoro parlamentar na Câmara Legislativa.

O vereador falou em seu discurso, que a matéria onde foi citado, que ele foi o único que se manifestou a favor do projeto encaminhado pela prefeitura, para o aumento do IPTU no valor de 9,46 % de reajuste, era fake News, assim como todos os conteúdos do portal.

Esse fato ficou comprovado que não era fake, após o vereador Torinho em defesa da população contra este aumento junto com os demais vereadores, colocaram em votação para tirar de pauta, onde apenas o vereador Rodrigo Accordi, foi contra tirar da pauta, ficando em pé, com a intenção de aprovar estes reajustes, conforme mostra a imagem da sessão do dia 19 de dezembro de 2025.

Desta forma, após o Portal divulgar e expor os nomes dos vereadores e a forma como cada um se manifestou, na sessão extraordinária do dia 19, ele de forma desequilibrada, ofensiva e criminosa atacou o canal.

Além dos ataques na Câmara aproveitando da sua imunidade parlamentar, o mesmo foi além e mandou um áudio em um grupo do WhatApp com diversas ofensas e xingamentos.

Por isso, a maioria dos vereadores aceitaram a denúncia contra o vereador Rodrigo Accordi, na sessão realizada nesta na última segunda-feira dia 15, aprovando o processo por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Rodrigo Accordi.

A decisão marca o início do processo que poderá resultar na cassação do seu mandato, seguindo os procedimentos previstos na legislação e no regimento interno da Câmara Legislativa.

Foi constituída uma Comissão Processante, onde três vereadores vão juntar as provas e os fatos para serem analisadas, para que o vereador possa também apresentar a sua defesa.

É importante destacar que a aprovação da denúncia não representa uma condenação, mas sim a autorização para que a investigação formal seja realizada pela Câmara Municipal.

Recentemente também foram divulgados áudios do mesmo vereador Rodrigo, via WhatsApp e em redes sociais, atacando e denegrindo a imagem da Copacol e do seu presidente Valter Pitol e da sua esposa Rozane Pitol.

Em um dos áudios, o vereador afirma que a Cooperativa tomou as terras da sua família, onde é o atual CPA Centro de Pesquisa Agrícola em Cafelândia.

Durante a semana vamos atualizando como estão os tramites deste processo.



Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as notícias exclusivas:

O NOVO OESTE 💻📱👇 https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNW...

LINK DO GRUPO NO WHATSAPP

DO O NOVO OESTE 📲👇

https://chat.whatsapp.com/IvTpg64LzyYGhrDDmdSUIy


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
Cresol
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan