Nesta segunda-feira dia 16, alguns pacientes que procuram atendimento no PAM Pronto Atendimento de Médico Cafelândia, estavam revoltados com a demora e a falta de médicos.
Um Casal que estava com um bebê, que segundo a mãe estava com 39 graus de febre, e não quis se identificar com medo, disse que chegou no início da manhã de hoje e demorou para ser atendido, desta forma o marido que estava junto, acabou perdendo o controle e cobrou um atendimento para o seu filho de forma agressiva verbalmente, devido a longa demora.
Já outra paciente que também não quis se identificar, ela chegou às 7 horas, e até às 15 horas ainda não tinha sido atendida, o que gerou grande indignação.
Segundo os pacientes a sala estava lotada e com muita gente com sintomas de gripes virais, que preocupam ainda mais.
Nota oficial da prefeitura
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vem, por meio deste, esclarecer à população acerca da grande demanda de pacientes registrada no PAM na data de hoje, em virtude do feriado de Carnaval.
Informamos que toda a programação de agenda foi organizada com antecedência, inclusive com o reforço no número de profissionais na escala de atendimento, com o objetivo de evitar longas esperas. No entanto, em razão do elevado número de pacientes que procuraram a unidade para solicitação de atestados médicos, houve aumento significativo da demanda, o que ocasionou demora no atendimento.
Esclarecemos que os atestados médicos estão sendo fornecidos exclusivamente aos pacientes que, após avaliação médica, apresentem quadro clínico compatível com situação de doença. Aos demais usuários será emitida apenas declaração de comparecimento.
Ressaltamos ainda que o PAM é um serviço de urgência e emergência, recebendo atendimentos provenientes da frota municipal de ambulâncias, bem como do SAMU. Dessa forma, os casos classificados como emergência possuem prioridade no atendimento.
O atendimento segue o Protocolo de Manchester, que estabelece a classificação de risco e organiza a ordem de atendimento conforme a gravidade de cada caso.
A Administração Municipal reforça que está permanentemente preocupada em oferecer um atendimento de qualidade, pautado no respeito e no cuidado com seus usuários, e que se sensibiliza com os pacientes que realmente necessitam de assistência médica. Nosso compromisso é garantir um serviço humanizado, responsável e eficiente à população.
Por fim, informamos que a escala de profissionais foi reorganizada para garantir que todos os pacientes sejam devidamente atendidos e assistidos.
Lembrando que a gestão do PAM é do CONSAMU. O Município, porém, está em constante contato para viabilizar o melhor atendimento a população.
Agradecemos a compreensão de todos. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻