Portal O Novo Oeste - Cobb-Vantress destaca estratégias para controle e redução de perdas durante o abate de aves em Fórum da ASGAV com o MAPA, no RS
Portal O Novo Oeste
Ubiratã
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Cobb-Vantress destaca estratégias para controle e redução de perdas durante o abate de aves em Fórum da ASGAV com o MAPA, no RS


16/02/2026

Cobb-Vantress destaca estratégias para controle e redução de perdas durante o abate de aves em Fórum da ASGAV com o MAPA, no RS

Oportunidades para diminuição de contaminações, processos inflamatórios, artrites e aerossaculites foram os pontos principais do debate


A Cobb-Vantress, empresa de genética avícola mais antiga em operação no mundo, participou, no dia 5 de fevereiro, do Fórum de Inspeção de Aves – Encontro de Qualidade Industrial, promovido pela Associação Gaúcha do Rio Sul (Asgav/Sipargs). O encontro teve como objetivo aproximar a indústria das atualizações regulatórias e das diretrizes do serviço oficial de inspeção, com atenção especial aos percentuais de condenações registrados nas plantas de abate brasileiras. Representando a visão do setor produtivo, Eder Barbon, especialista em Processamento da Cobb-Vantress, palestrou no evento.

O fórum reuniu técnicos, especialistas e lideranças do setor avícola em um alinhamento estratégico entre a indústria e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com foco em qualidade, legislação e eficiência produtiva.

Durante sua participação, Barbon apresentou uma análise técnica sobre os principais fatores que impactam os índices de condenação no Brasil e destacou caminhos para a redução de perdas ao longo de toda a cadeia, desde a produção até o abate. O especialista compartilhou dados que refletem a realidade atual do país e reforçou a importância do foco em processos industriais eficientes e manejo adequado a campo como estratégia para ganhos de produtividade e qualidade.

“Nos últimos oito anos, em especial, foram registradas reduções significativas nas perdas durante o processo de abate de aves, o que garantiu à industria avicola brasileira ganhos em rendimento, qualidade e segurança alimentar”, afirmou o especialista.

Entre as principais causas de condenação na indústria avícola brasileira, Barbon destacou as contaminações durante o processo de abate e processamento das carcaças, seguidas por problemas de pele e processos inflamatórios, que também geram perdas significativas. Outro ponto de atenção abordado foram as artrites, que têm apresentado crescimento nos últimos anos, além das Aerossaculites, mais comuns nos períodos de inverno, especialmente na região Sul, onde as baixas temperaturas exigem galpões mais fechados.

“Nosso objetivo foi demonstrar para a indústria quais são os principais pontos de atenção dentro dos frigoríficos e na produção, para que possamos atuar de forma integrada na redução dos percentuais de perdas. O entendimento desses fatores e a adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia são fundamentais para melhorar os índices de qualidade, reduzir perdas e fortalecer a competitividade da indústria avícola brasileira”, concluiu Barbon.


Iguaçu seguros
Unimed Cascavel lugar da unica
BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan