Nova unidade teve investimento de R$ 60 milhões e amplia a capacidade de produção da companhia
A Cobb-Vantress, líder global em genética avícola, iniciou oficialmente as operações de seu incubatório no município de Prata, em Minas Gerais, no mês de maio. Com investimento de R$ 60 milhões, a unidade é a maior e a mais moderna da empresa na América Latina. O incubatório representa um marco importante na ampliação da capacidade de produção no Brasil, fortalecendo o país como hub de genética avícola para a América do Sul.
Projetado com tecnologia de ponta e sistemas de automação de última geração, o incubatório tem capacidade para aumentar a produção da companhia em até 25%. A nova unidade integra o plano de expansão da Cobb no Brasil e tem como objetivo suprir a crescente demanda dos clientes no país e no exterior. Também reforça o compromisso com a segurança de abastecimento de reprodutoras no mercado. No fim de maio, o incubatório realizou sua primeira entrega de matrizes a clientes da companhia, marcando o início da operação.
O incubatório de Prata está instalado em uma área construída de 5.200 m². O espaço abriga equipamentos modernos, como incubadoras de etapa única, esteiras automatizadas e máquinas de vacinação de última geração, oferecendo alto padrão de biosseguridade, rastreabilidade e eficiência produtiva. Com a unidade, a Cobb segue comprometida em sustentar a posição de melhor produto entregue no campo.
A planta foi desenhada com projeto modular, para permitir futuras expansões, e contempla um centro de distribuição anexo, que recebe mercadorias, matérias-primas e demais insumos que serão utilizados na produção das granjas e do incubatório, conferindo agilidade e maior segurança no fornecimento de insumos às demais unidades da empresa em Minas Gerais.
Antes da implantação do incubatório, a companhia realizou amplo estudo ambiental e sanitário na região para garantir a ausência de criações avícolas ou suínas em um raio estratégico, seguindo rigorosamente os protocolos do modelo de compartimentação adotado pela Cobb. A biosseguridade foi considerada em todas as etapas da estrutura, desde o fluxo interno de colaboradores até o sistema de ventilação, esgotamento sanitário e descarte de resíduos.
A unidade também está estrategicamente localizada às margens da BR 153, que atravessa o País e facilita o escoamento da produção para clientes, principalmente das regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste.
Alinhado às práticas sustentáveis da companhia, o incubatório de Prata conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria, para realizar o tratamento de todos os resíduos gerados por sua operação, além de coleta seletiva e descarte responsável. Além disso, reuniu o conhecimento técnico das áreas de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Sanidade da companhia para garantir máxima segurança às atividades e aos colaboradores.
“A biosseguridade, a sustentabilidade e o bem-estar animal foram os pilares que nortearam cada etapa deste projeto. Escolhemos a região de Prata de forma bastante criteriosa e alinhada aos princípios da compartimentação avícola, no qual atuamos de forma responsável e segura. Com a inauguração, a companhia se mantém em uma rota de crescimento sustentável, pronta para atender à demanda interna e externa”, explica Bernardo Gallo, vice-presidente da Cobb.