Portal O Novo Oeste - Avicultora Rosmary Rodrigues Coppo é a destaque do mês na Copacol
Portal O Novo Oeste
Ubiratã
Jesuítas
Alep
prefeitura Cafelândia 3
prefeitura Jesuítas
Cobb
Cresol
Itaipu 2
Copacol Supermercados

Avicultora Rosmary Rodrigues Coppo é a destaque do mês na Copacol


15/12/2025

Avicultora Rosmary Rodrigues Coppo é a destaque do mês na Copacol

A avicultura se consolida como a principal atividade da Copacol, sendo responsável por grande parte do faturamento da Cooperativa e o pilar para milhares de cooperados e suas famílias, promovendo a diversificação no campo.


No mês de novembro alguns produtores se destacaram com excelentes resultados. Este é o caso da cooperada, Rosmary Rodrigues Coppo, do município de Formosa do Oeste, que fechou o mês de novembro com IEP (Índice de Eficiência Produtiva), de 501 pontos. O cooperado de Goioerê, Gustavo Kliemann, vem logo em seguida com expressivos 500 pontos e para fechar o ranking dos três melhores IPEs do mês, aparece o avicultor de Nova Aurora, Valdir Canassa, com 497 pontos. Esses excelentes índices contribuíram para a elevada média geral da Copacol que fechou novembro com de 415 pontos.

"Entramos para a avicultura há 18 anos, eu e me meu marido Antônio, com isso realizamos nosso sonho de ter um aviário, porém há três anos ele faleceu, fique sozinha, minhas três filhas, Djnnefer, Jessica e Nathalya, que são casadas e moram na cidade - como fiquei sozinha no sítio pensei em parar, porém com incentivos das filhas decidimos construir um novo aviário, mais moderno e amplo com capacidade para 34 mil aves e com ele vieram os resultados. Como sempre buscamos seguir à risca as orientações técnicas da extensionista Shaiana Maciag, e isso fez a diferença. O suporte da Copacol foi fundamental, desde a genética das aves até a ração de alta qualidade, e com apenas três lotes alojados no novo galpão, os resultados nos levaram a posição de destaque na avicultura da Copacol", destaca Rosmary que no dia a dia conta com os manejos do colaborador Diego que está sempre atento a cada detalhe.

Além de se destacar com o melhor resultado do mês, Rosmary, foi destaque também na premiação anual da avicultura. Ela destaca que o segredo do sucesso na avicultura é a combinação de tecnologia, dedicação e, principalmente, a parceria com a Cooperativa. "Eles nos dão a segurança do mercado e o suporte técnico necessário para que possamos focar na produção de excelência. Ver meu trabalho reconhecido entre tantos produtores competentes é uma grande satisfação e mostra a força da mulher na atividade".

Histórias como a de Rosmary demonstram como as mulheres rurais desempenham papéis essenciais e alcançam resultados impressionantes através do cooperativismo e do acesso a tecnologias e boas práticas.

Além do IEP, outro indicador que aponta o desempenho do cooperado é a conversão alimentar. Neste critério, Valmor Xavier da Silva, de Nova Aurora, é o campeão de resultado. Entre todos os cooperados que entregaram frangos à Cooperativa no período, ele obteve desempenho destaque, com 1.439 Kg. Além de se destacar em IEP, Rosmary Coppo, também se destacou em conversão alimentar com, 1.515 Kg e o produtor Gilberto Fortis, de Goioerê, aparece em terceiro lugar com 1.515 Kg. A média do Geraldo mês ficou em 1.636 Kg.

Já em crescimento diário, os destaques foram os cooperados: Marcos Roberto Pereira, de Formosa do Oeste, com 82,47 gramas, Siely Lourdes da Silva Primila, de Campina da Lagoa, com 81,27 g e José Alexandre candido, de Goioerê, com 80,91 g. Esses índices contribuíram para a media geral do mês, que em 71,71 g.

SUINOCULTURA

Outra fonte de diversificação no campo proporcionada pela Cooperativa, é a suinocultura, por isso é importante saber quem supera desafios e se destaca. Os melhores resultados alcançados pelos produtores em novembro em IEP, foram dos cooperados:
Andrei Batista da Silva, de Nova Aurora, com 659 pontos, Devair Tonelo Sonsin, de Formosa do Oeste 655 pontos, Anelise Jasper Sassi, de Jesuítas, com 648, Antonio Kammer, de Cafelândia, com 646 e Eides Antônio de Souza, de Nova Aurora, com 641 pontos.

Também se destacaram em conversão alimentar em peso vivo, os produtores:
Anelise Jasper Sassi, com 2,044 Kg, Celso Jasper, de Cafelândia, com 2,073 Kg, Luciane Cristina Roesler, de Cafelândia, com 2,075 Kg, Antonio Kammer, de Cafelândia, com 2,075 Kg e Coitinho Herdt, de Cafelândia, com 2,081 Kg.

Outro indicador que aponta o desempenho do produtor, é o crescimento diário. Neste critério os destaques foram: Andrei Batista da Silva , com 1.155 Kg, Orivaldo Delabeneta, de Nova Aurora, com 1.152 Kg, Silvio dos Santos, de Cafelândia, com 1.148 Kg, Devair Tonelo Sonsin, com 1.146 Kg e Adão Cherpinski, de Cafelândia, com 1.142 Kg.

PISICULTURA

Já no sistema integrado de piscicultura da Copacol, o mês de novembro foi marcado excelentes resultados. O principal indicador de avaliação é a conversão alimentar dos peixes. A cooperada de Cafelândia, Maria Inez Balensiefer, se destacou com 1.29 Kg, na sequência, a produtora de Nova Aurora, Alessandra Salamoni Moreti, com 1.32.5 KG, e o cooperado de Toledo, Samuel Mathias Schulz, com 1.32.6.

No critério crescimento diário, os destaques foram: Altair Balbino de Araújo, de Cafelândia, com 3.54 gramas, Francisco Danilo de Lima, de Formosa do Oeste, com 3.39 g e Evandro Emerson de Oliveira, de Cascavel, com 3.35 g. Em rendimento de filé se destacaram: Samuel Mathias, com rendimento de 38,42%, Valmor Grigio, de Cafelândia com 37,61% e Evandro Emerson de Oliveira, com 37,55%.


BOVINOCULTURA DE LEITE

Para avaliar o desempenho do produtor, é levado em consideração o volume médio de leite que é produzido por vaca. Neste critério se destacaram:
Com a maior produção o destaque é produtor, Devair Costa, do município de Formosa do Oeste, com 39.82 litros, em seguida com 38.41 litros, aparece o cooperado de Cafelândia, Dealmar Eckstein, com 38,41 litros. Márcio Rodrigo Gambetta, de Nova Aurora, obteve produção de 38,29 litros por animal, Guilherme Arnaldo Hubner, Nova Aurora, 36,95, Armindo Zuck, de Cafelândia, 34,85 litros, Anderson Hubner, de Nova Aurora, com 32,58, Adeilson Bonfim dos Santos, de Formosa do Oeste, 31,52 e Flávio Tozzo, de Cafelândia, com 29,23

Acesso exclusivo ao Portal O Novo Oeste

Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as notícias exclusivas: 💻📱👇

https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNW...

LINK DO GRUPO NO WHATSAPP DO O NOVO OESTE 📲👇

https://chat.whatsapp.com/FPfI0x8hps6AzhE5c9fx08


BioNova
Puppo
Bortolato
Domínio Construção e Reformas
Center
Consultec
Wolrdtec
Coopercaf
Juliano
Univel
Cobb 2
Frimesa
mercado Oliveira
Unica antiga unimed
Papa léguas
Odontosan
expoberlia