Com o tema “Sorrir e encantar é motivo para comemorar”, o evento reuniu mais de 300 educadores dos estados do Paraná e São Paulo no último sábado (08), em Jesuítas/PR, para um momento de integração, aprendizado e celebração.
O encontro foi realizado para reconhecer as conquistas dos professores parceiros do Programa A União Faz a Vida em 2025 e marcar os 30 anos da iniciativa, que é considerado o maior programa de responsabilidade social do Sicredi.
O Programa A União Faz a Vida tem como propósito promover a educação cooperativa e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio de práticas pedagógicas que estimulam a cidadania, a cooperação e a construção coletiva do conhecimento. Presente em milhares de escolas pelo Brasil, o programa é referência na transformação da educação e no fortalecimento das comunidades.
A programação do encontro contou com a palestra inspiradora de Marcos Petry, autor de quatro livros, músico, poliglota, criador de conteúdo e palestrante reconhecido nacionalmente por seu trabalho na conscientização sobre o autismo e na implantação da cultura da inclusão nas empresas. Marcos, que também é autista, trouxe reflexões sobre diversidade e práticas inclusivas. O evento teve ainda a participação da Cia dos Palhaços, com o espetáculo Concerto em Ri Maior, garantindo momentos de leveza e descontração.
Para Fabiana Vogt, Coordenadora Pedagógica do Colégio Ellos de Cafelândia (PR), o evento foi marcante. “Foi um momento muito especial, de comemoração e valorização do papel do professor que desenvolve projetos no Programa A União Faz a Vida. Ampliamos o nosso olhar para compreendermos como nossas ações podem ser constantemente aprimoradas com as falas inspiradoras dos Palestrantes Marcos Petry e Arlete Petry, evidenciando o papel do professor, sendo fundamental ações intencionais e genuínas para o desenvolvimento integral dos estudantes. Com a Cia dos Palhaços e o Concerto em Ri Maior, muitas risadas e diversão para trazer leveza e renovar nossas energias para finalizar o ano letivo.”
Para a gerente de desenvolvimento do cooperativismo, Cassia Salvalaggio, o encontro é uma forma de reconhecimento aos educadores. “Celebrar os 30 anos do Programa A União Faz a Vida é reconhecer o impacto que ele gera nas comunidades. Este encontro reforça nosso compromisso com os educadores, que são protagonistas na construção de uma educação mais cooperativa e inclusiva. Em 2025, tivemos conquistas importantes e queremos seguir avançando juntos”, finaliza Cassia. Quer saber mais sobre o programa A união faz a Vida? Acesse: A União Faz a Vida