A UPL (Unidade de Produção de Leitões) da Copacol, em Formosa do Oeste, contribui para o crescimento da suinocultura há 15 anos, com qualidade, segurança e resultados consistentes.
Para celebrar essa trajetória construída em conjunto, colaboradores e cooperados participaram de uma comemoração que celebra os bons resultados da atividade no decorrer dos anos.
"A suinocultura é de extrema importância para a nossa Cooperativa e para os nossos cooperados. E todo o processo de criação dos suínos começa nas UPLs. Aqui temos um exemplo de Unidade que, há 15 anos, atua com comprometimento, qualidade e segurança. É uma grande satisfação estar com os colaboradores para celebrar esse marco", afirma o vice-presidente da Copacol, James Fernando de Moraes.
COOPERAÇÃO PARTILHADA
Para o líder de produção Alex Willer Donato, que acompanha a UPL desde a inauguração, a comemoração representa uma trajetória de aprendizado e crescimento junto à Cooperativa.
"Olhar para trás e perceber que já se passaram 15 anos é muito gratificante. Aqui, além de desenvolver minha carreira, também construí grandes amizades. A sensação é de dever cumprido. Sempre busquei aprender e compartilhar o que adquiri ao longo desses anos, com carinho e respeito pelos colegas", destaca o colaborador.
AVANÇOS E CONQUISTAS
Quando as atividades iniciaram, a Unidade contava com 4.125 matrizes e uma produção semanal de 1.750 leitões. Hoje, com o mesmo número de matrizes, alcança a marca de 2,3 mil leitões por semana, reflexo dos avanços em manejo e tecnologia. Além da Unidade de Formosa do Oeste, a Cooperativa possui outras duas UPLs, em Central Santa Cruz, Cafelândia, e Carajás, Jesuítas, somando mais de 12 mil matrizes.
"Esse é um momento para comemorar as conquistas e os avanços alcançados na atividade. A produção de leitões é o ciclo inicial para um elevado IEP [Índice de Eficiência Produtiva]. E a UPLs da Copacol são o exemplo desse trabalho", afirma Leonardo Dorneles, gerente Integração Suínos Copacol.
INVESTIMENTOS
Recentemente, a UPL recebeu uma ampliação nas instalações de maternidade e reposição, garantindo o atendimento às normas de lotação e idade ao desmame, de acordo com as práticas de bem-estar animal. As novas estruturas, totalmente climatizadas e automatizadas, favorecem o desempenho e a produtividade do plantel.
Outro diferencial da Unidade é o material genético das matrizes, distinto das demais UPLs da Cooperativa, que em poucos meses passará a compor 100% do plantel. Além disso, já está em andamento um novo plano de expansão, que elevará a capacidade da Unidade para 5 mil matrizes.
"Seguimos com um planejamento que visa o avanço da atividade, gerando produtos de excelência e resultados satisfatórios aos cooperados. A Cooperativa busca o que há de mais moderno para que possamos assim atingir as metas e atender ao planejamento da Central Frimesa, que recebe a nossa produção", explica o superintendente de Produção Irineu Dantas Peron.
Acesso exclusivo ao Portal O Novo Oeste
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as notícias exclusivas: 💻📱👇
https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNW...
LINK DO GRUPO NO WHATSAPP DO O NOVO OESTE 📲👇
https://chat.whatsapp.com/FPfI0x8hps6AzhE5c9fx08