Trabalhar com seres vivos exige capacitação, comprometimento e o uso de equipamentos de qualidade, sempre de forma organizada. Pensando nisso, a Integração de Aves da Copacol promoveu mais um treinamento no CTA (Centro de Treinamento Avícola). Desta vez, o tema abordado foram os inlets do galpão, equipamentos responsáveis pela entrada de ar no aviário. "Para que o equipamento funcione com total eficiência, é preciso utilizá-lo da forma correta, com a regulagem ideal para garantir a melhor condição de ambiência no aviário. No trabalho a campo percebemos que muitos produtores e granjeiros ainda têm dificuldades no manuseio, por isso os convidamos ao CTA para esclarecer dúvidas e oferecer o treinamento necessário, assegurando mais eficiência no dia a dia", destaca a supervisora do CTA, Amanda Gnoatto, que ministrou o treinamento.
Durante o treinamento, foi reforçado que a eficiência do equipamento depende diretamente da regulagem correta conforme o tamanho de cada instalação, ponto que foi ensinado e demonstrado na prática. Os participantes ainda receberam orientações sobre a importância do equipamento, métodos de teste e cuidados essenciais para garantir o bem-estar das aves e a produtividade do lote.
O produtor de Cafelândia, Marcio Carneiro, que cria 60 mil aves por lote em três aviários, participou do treinamento promovido pela Copacol e destacou a importância dessas capacitações. "Não adianta o produtor ter o aviário mais tecnológico se não souber utilizar. Com esses treinamentos da Cooperativa, conhecemos as diferentes tecnologias, aprendemos a forma correta de uso e até como realizar a manutenção, sempre adaptados à realidade do cooperado. Isso nos permite alcançar melhores resultados com menos custos, já que há uma redução significativa de perdas. Participando dos treinamentos da Copacol nos tornamos produtores melhores", afirma.