Cuidados com o manejo são indispensáveis em qualquer época do ano para evitar que os suínos adoeçam, mas o inverno exige maior atenção no dia a dia. Com o frio, aumentam os casos de problemas respiratórios provocados pela qualidade do ar nas pocilgas. Doenças como broncopneumonia, pleurite e pleurisia são a maior causa de mortalidade dos animais e também de condenação na indústria.
Esse foi o tema do Conecta Suínos, administrado pela médica veterinária Cíntia Maria Sartori. Para ela, o futuro da produção está nas mãos dos jovens cooperados, que precisam estar preparados para melhorar os resultados a cada lote. "Capacitar mão de obra é fundamental para fazer com os filhos fiquem nas propriedades e busquem melhorias nos resultados. Abordamos esse tema pela importância e como ele impacta não só na saúde dos animais, mas também na economia", comenta a médica veterinária.
Segundo os dados apresentados na reunião, as lesões pulmonares causadas por broncopneumonia podem provocar perca de até 900 gramas por animal a cada lote. Já as pleurites podem reduzir em 8,5% a velocidade da linha de abate, com até 840 quilos a menos de carne produzida a cada mil animais.
Para garantir bons resultados, a saúde desses animais precisa estar em dia e o manejo adequado é a chave. "A qualidade do ar impacta diretamente no sistema respiratório dos suínos. No inverno temos maior incidência de problemas de saúde devido ao manejo, um exemplo é o costume de fechar as cortinas da granja, o que impede a circulação de ar limpo e aumenta a proliferação de vírus e bactérias", afirma Cíntia.
Além da parte teórica, os produtores puderam ver de perto as lesões causados nos pulmões dos animais e entender como essas doenças prejudicam a produtividade. "A Copacol se preocupa com o produtor e está sempre passando as novidades da nossa área de produção. Esses treinamentos nos ajudam a gente a levar esse conhecimento para o campo", completa o cooperado André Junior da Silva, que trabalha com a esposa e o sogro na criação de 1,2 mil animais, na propriedade em Iracema do Oeste.
Acesso exclusivo ao Portal O Novo Oeste
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as notícias exclusivas: 💻📱👇
https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNW...
LINK DO GRUPO NO WHATSAPP DO O NOVO OESTE 📲👇
https://chat.whatsapp.com/FPfI0x8hps6AzhE5c9fx08