O Governo do Paraná oficializou nesta sexta-feira (04) o primeiro repasse do Edital 005/2024 , que destina a entidades do Estado R$ 100 milhões ao fortalecimento de ações para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A Apae de Anahy, no Oeste do Paraná, é a primeira entidade contemplada e vai receber R$ 203,8 mil para a implantação de um playground inclusivo.
O espaço será equipado com brinquedos adaptados e acessíveis, voltados ao desenvolvimento físico, cognitivo e social de 17 crianças e adolescentes com deficiência atendidos nos programas de Estimulação Essencial e Ensino Fundamental da instituição.
Segundo a presidente da Apae, Dalva Miranda de Souza Santos, o playground com brinquedos adaptados representa muito mais do que um espaço de diversão, mas também local de aprendizado e inclusão. “Ele será uma ferramenta terapêutica e pedagógica fundamental, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, integração social e qualidade de vida das crianças atendidas pela Apae”, afirmou.
Os recursos do Edital são oriundos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), geridos pela Secretaria do Desenvolvimento Social e da Família (Sedef), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
“Esse edital marca a história da valorização das instituições que realizam um grande trabalho voltado a crianças e adolescentes. Muitas sobrevivem com doações e eventos beneficentes. Com esse apoio do Estado e a parceria com o Cedca, estamos oportunizando o acesso a recursos fundamentais”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.
Acesso exclusivo ao Portal O Novo Oeste
Siga a página do O Novo Oeste no Instagram para receber as notícias exclusivas: 💻📱👇
https://instagram.com/onovooeste?igshid=MzRlODBiNW...
LINK DO GRUPO NO WHATSAPP DO O NOVO OESTE 📲👇
https://chat.whatsapp.com/FPfI0x8hps6AzhE5c9fx08